Como saudar a rainha?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 3 votos

Ao conhecer a rainha, a forma correta de se dirigir á ela é “Sua Majestade”, e não “Sua Alteza Real”, “Elizabeth” ou “Sra. Regina” (rainha em latim). Após esse primeiro cumprimento, você deve se referir a ela como Ma'am (senhora).

Dirigindo-se à realeza por escrito
Na primeira, escreva a palavra "Para", que deve ser sucedida pela forma de tratamento. Assim sendo, numa carta para a rainha da Inglaterra, teríamos: "Para a Sua Majestade, a Rainha da Inglaterra". Na segunda linha, diga quem é.

Para as mulheres, isso inclui uma pequena reverência ao encontrar a monarca, enquanto para os homens, apenas um gesto com a cabeça é o suficiente. Como alternativa, alguns optam por apertar sua mão.

O site oficial da família real afirma que, embora não haja uma forma obrigatória de cumprimentar o monarca em exercício, é tradicional para os homens curvar o pescoço, enquanto as mulheres fazem uma pequena reverência, na qual os joelhos se curvam. Também não há problema em apertar as mãos da maneira usual.

Ao conhecer a rainha, a forma correta de se dirigir á ela é "Sua Majestade", e não "Sua Alteza Real", "Elizabeth" ou "Sra.

Já Vossa Excelência é também um pronome de tratamento, que possui abreviação grafada como V. Ex. ª. Diferentemente de Vossa Senhoria, esse pronome é dedicado para tratamentos cerimoniosos e formais, quando nos dirigimos a pessoas que ocupam cargos de grande autoridade.

Vossa senhoria é um pronome de tratamento formal utilizado na língua portuguesa para se referir às autoridades em geral. Normalmente, “vossa senhoria” costuma ser usado em comunicações formais, direcionado principalmente às autoridades ou em correspondências comerciais e oficiais.

ALTEZA é o tratamento para príncipes ou princesas. Não devemos chamar a rainha de ALTEZA.

Vossa Majestade - estilo reservado ao rei e à rainha. Vossa Alteza - príncipes e seus sucessores no reino; princesas; infantes e infantas; genros, noras, cunhados e cunhadas do rei.

Diga "oi" ou "hey" para cumprimentar alguém rapidamente.
Se já conhece a pessoa, tudo bem abordá-la com um "hey" ou "ei". Depois do cumprimento, passe para uma conversa normal, caso tenha tempo. Se estiver de passagem, cumprimente a pessoa e vá embora, só para demonstrar educação e não ignorá-la.

Desde a ruptura com o papa no século 16, a Igreja da Inglaterra tem bases no cristianismo, e a rainha Elizabeth era considerada cristã, mas de uma vertente do protestantismo.

Normalmente, a reverência é feita através de um movimento corporal, quando o tronco é levemente inclinado para frente ou quando os joelhos são flexionados, com a cabeça baixa, em sinal de respeito.

2 – Ao cumprimentarem a rainha Elizabeth (e, futuramente, o príncipe Charles ou príncipe William), os homens são obrigados a se curvarem, enquanto as mulheres fazem somente uma reverência. Os gestos não precisam ser longos ou exagerados – na verdade, devem ser sutis.

Os membros da realeza são sempre educados, o que significa que palavrões não fazem parte do vocabulário deles. Gírias não precisam ser completamente descartadas, mas o uso em demasia conota muita informalidade e pouca educação.

Directamente e em presença, dizemos Vossa Alteza Real ou apenas Vossa Alteza.