Quem é de Salvador e nordestino?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4 / 5 19 votos

Salvador, a capital do estado da Bahia no nordeste do Brasil, é conhecida pela arquitetura colonial portuguesa, pela cultura afrobrasileira e pelo litoral tropical. O bairro do Pelourinho é seu coração histórico, com vielas de paralelepípedo terminando em praças grandes, prédios coloridos e igrejas barrocas, como São Francisco, com trabalhos em madeira revestidos com ouro. ― Google

Além de “soteropolitano”, existe a forma “salvadorense”. É bom lembrar que muitos baianos se referem à capital de seu estado como “Cidade da Bahia”, o que explica por que alguns dicionários (o “Houaiss” e o de Caldas Aulete, por exemplo) registram “baiano como relativo a todo o Estado da Bahia ou apenas à capital”.

soteropolitano

quem nasce em Salvador é soteropolitano.

Embora a palavra Bahia seja escrita com h, a palavra baiano deverá ser escrita sem h, estando errada a palavra bahiano. Devemos utilizar o gentílico baiano sempre que quisermos referir uma pessoa que nasceu na Bahia ou qualquer coisa típica ou relativa à Bahia e ao seu povo.

Significado de Salvadorense
adjetivo masculino e feminino Relativo a Salvador, capital, cidade e município da Bahia; soteropolitano. Etimologia (origem da palavra salvadorense). Do topônimo Salvador + ense. substantivo masculino e feminino Pessoa natural desse município.

Além disso, também devemos mencionar o termo “natalense”, gentílico de Natal, ou seja, refere-se àqueles que nascem na capital do Rio Grande do Norte (Natal).

Salvador: Significa "aquele que salva", "relativo à Jesus Cristo" ou "salvador". O nome Salvador vem do latim salvator, que significa literalmente "salvador". De acordo com a teologia cristã, Salvador é considerada o epíteto de Jesus Cristo.

Aquele ou aquela que vende seu serviço.

A primeira divisão regional do Brasil só foi oficializada em 1942, pelo IBGE, e coloca Bahia e Sergipe como região Leste, junto com Minas, Rio e Espírito Santo. O principal critério utilizado foi o físico-natural: vegetação, clima e afins.

Pessoa trabalhadora, digna, alegre, de caráter, que luta pelos seus ideais. Pessoa cheia de cultura, história, e muito samba no pé. Olha como ele está se esforçando, só podia ser baiano mesmo!

“Na verdade, segundo estudos antropológicos, o estigma de preguiçoso do baiano teve origem na elite branca que dominava o Brasil na época da escravidão dos negros e era usada para desdenhar desses escravos que laboravam até a exaustão.”

Outra curiosidade: quem nasce em Salvador é soteropolitano. Essa forma adjetiva provém de Soterópolis - uma antiga cidade grega, erigida por seu imperador chamado Sotero. Sotero, em latim, é mesmo que Salvador.

A sigla SSA é uma abreviação de São Salvador. “O primeiro 's' corresponde a 'São' e o segundo 's' e o 'a' são as duas primeiras letras de Salvador”, explicou o professor de história da Bahia Murilo Mello.