Qual a diferença entre ensino médio e ensino técnico?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Antes de qualquer coisa, vamos a algumas diferenças de nomenclaturas: o Ensino Médio nada mais é do que o ensino instituído em uma escola contínua, enquanto o Ensino Técnico oferece um diploma via MEC e possui cargas horárias específicas, com aulas práticas e simulações dos acontecimentos cotidianos profissionais.

ENSINO TÉCNICO: O QUE É
Fazendo parte de uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro, os cursos técnicos estão localizados entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, sendo capazes, inclusive, de substituir a etapa do Ensino Médio ao integrar suas disciplinas práticas.

A principal diferença é que enquanto o Ensino Médio regular oferece uma educação abrangente ao aluno, com foco nas áreas do conhecimento, a profissionalizante busca promover um primeiro contato com o mercado de trabalho.

Na escala acadêmica, a formação técnica está entre o ensino médio e o ensino superior. O Governo Federal tem investido cada vez mais em cursos técnicos, pois eles permitem uma formação mais prática, preparando o aluno para o mercado de trabalho.

São cursos técnicos ofertados a alunos que já cursam o ensino médio, seja na mesma instituição ou em outra instituição. Na prática, o aluno terá duas matrículas – uma do ensino médio e outra do ensino técnico, e ao final dos cursos terá também dois certificados de conclusão.

Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

O ensino médio completo é um nível de educação formal que segue a etapa do ensino fundamental e precede o ensino superior.

Curso Técnico Subsequente ou Profissionalizante
Esse tipo de formação destina-se a jovens que acabaram de concluir o Ensino Médio e buscam uma formação voltada para conquistar um bom emprego, de forma rápida. A formação Técnica é focada na profissionalização e preparação para o mercado de trabalho.

Esta etapa de ensino possui duas modalidades: regular e profissionalizante. Ensino Médio Regular: visa proporcionar a ampliação da formação cultural, preparando os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), concorrendo ao Ensino Superior.

7 cursos técnicos e tecnológicos possíveis de se fazer no ensino médio

  1. Informática. ...
  2. Mecatrônica. ...
  3. Eletrotécnica. ...
  4. Administração. ...
  5. Segurança do Trabalho. ...
  6. Transações Imobiliárias. ...
  7. Mecânica.

O curso técnico forma profissionais técnicos de nível médio . Já os cursos de tecnólogo (ou cursos superiores de tecnologia) formam profissionais de nível superior .

Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo; cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

Denominados de cursos técnicos, destinam-se a pessoas que tenham concluído o Ensino Fundamental, estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. É importante ressaltar que para a obtenção do diploma de técnico é necessário a conclusão do ensino médio.

Benefícios de um curso técnico
Pode ser cursado em paralelo ao ensino médio, assim, o profissional pode terminar os estudos pronto para o mercado de trabalho; Curso focado na prática, no dia a dia de trabalho e no que o mercado espera do profissional; E há uma carência no mercado de profissionais com curso técnico.

Quem cursa o Ensino Médio pode, inclusive, fazer um curso desse tipo. O Ministério da Educação indica que não é necessário ter Ensino Médio completo para fazer um curso técnico. Eles podem ser feitos ao mesmo tempo, porém, para conseguir o diploma de conclusão do curso técnico, é preciso antes finalizar o Ensino Médio.

17 anos

Existe idade mínima ou máxima para fazer um curso técnico? Alguns cursos exigem idade mínima de 17 anos, mas boa parte deles pode ser feita em paralelo com o ensino médio. Logo, por volta dos 15 anos já é possível começar uma formação técnica profissional.