O que é um e-mail profissional?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 2 de julho de 2023
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Mas qual a diferença entre um email profissional e um comum? Enquanto um email simples utiliza o domínio do provedor em que se está hospedado, como @gmail.com ou @hotmail.com, o email profissional permite o uso do domínio do proprietário, criando um endereço próprio.

Uma conta de email profissional usa o nome de domínio da sua empresa. Ele fica assim: exemplo@nomedasuaempresa.com.br. Ela é diferente de um endereço de e-mail pessoal, em que normalmente é usado o domínio do provedor de email do serviço: exemplo@gmail.com.

Confira dois provedores que podem te ajudar a como criar um e-mail profissional sem custo:

  1. Zoho Mail. O Zoho Mail oferece um serviço com muitas funcionalidades, se assemelhando a plataformas pagas. ...
  2. Umbler. A outra opção de como criar e-mail profissional sem ter que investir, é a Umbler.

O Gmail permite que o usuário crie e-mails com seus domínios e nomes personalizados. O Gmail personaliza e-mail para empresas e isso é feito de forma gratuita e simples. O serviço do Google é grátis e permite usar o seu domínio, já registrado, para gerar uma conta com padrão Gmail em apenas alguns passos.

Mas qual a diferença entre um email profissional e um comum? Enquanto um email simples utiliza o domínio do provedor em que se está hospedado, como @gmail.com ou @hotmail.com, o email profissional permite o uso do domínio do proprietário, criando um endereço próprio.

O email profissional proporciona mais credibilidade para o seu endereço eletrônico, tanto para quem entra em contato com você, como para quem recebe suas mensagens. Geralmente, o email profissional mostra que a sua empresa é comprometida com a qualidade da comunicação com o cliente.

Business Starter: 28 reais mensais por usuário; Business Standard: 70 reais mensais por usuário; Business Plus: 105 reais mensais por usuário.

  1. Escreva e-mails curtos. Deixe seu e-mail tão curto quanto for possível. ...
  2. Limite o e-mail a apenas um assunto. ...
  3. Escreva e-mails claros. ...
  4. Informe exatamente o que você quer. ...
  5. Escreva o assunto só depois de terminar o e-mail. ...
  6. Escreva o(s) destinatário(s) por último. ...
  7. Desenvolva-se pessoal e profissionalmente melhorando sua escrita.

Enviar excessivamente e-mails de lembretes, não cumprimentar ou se despedir adequadamente ou responder desnecessariamente são alguns hábitos de comunicação digital que devem ser abandonados.

Você pode criar quantas contas quiser, entretanto, precisa colocar um endereço de email e uma senha diferente para cada uma das contas.

Abra o Outlook e selecione Arquivo > Adicionar Conta. Na tela seguinte, insira seu endereço de email, selecione Opções avançadas, marque a caixa Deixe-me configurar minha conta manualmente e clique em Conectar. Escolha o tipo de conta. Na maioria das vezes, quando precisar usar essa opção, você deverá selecionar IMAP.

Ele parecerá com algo como: seunome@gmail.com. Já quando falamos de um e-mail empresarial, é muito importante que ele tenha um endereço personalizado, como: seunome@nomedaempresa.com. Ou seja, com um e-mail corporativo os seus destinatários vão facilmente identificar que se trata de um assunto profissional.

Gmail

De acordo com o Statista, o Gmail é o cliente de e-mail mais popular no mundo de hoje, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos globalmente.

Basicamente, existem dois tipos de e-mails: o Pop3 e o Webmail.

O e-mail pessoal na empresa
Pessoal quer dizer privado, confidencial. Mas, envolvendo ambientes corporativos, esse uso pode ser perigoso. A Justiça do Trabalho permite a fiscalização dos empregadores somente se houver uma proibição previamente imposta.