O que é um corte superficial?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Corte superficial: onde há menos sangramento e a tendência é que o sangue estanque rapidamente. Aqui, apenas as partes mais superficiais da pele é que sofrem algum dano. Corte profundo: Já o corte profundo pode causar até hemorragia.

Podem ser superficiais (escoriações, como “ralar” o joelho) ou profundos (cortes ou perfurações). Nesses casos também é importante verificar se não há perda de movimentos, risco de fratura ou de ter sido atingida uma parte interna do corpo.

Em caso de um machucado superficial, a dica é jogar água corrente, secar com um pano limpo e limpar o local com soro fisiológico ou água fervente.

O traumatismo é superficial quando o agente causador atinge a pele, o tecido celular subcutâneo ou mesmo as aponeuroses e músculos. Caso contrário, havendo comprometimento de estruturas nobres ou profundas (nervos, tendões, vasos, ossos ou vísceras), o traumatismo é considerado profundo.

É por isso que a cicatrização se torna mais complexa. Assim, se um corte superficial na pele demora entre 7 e 10 dias para fechar, uma incisão que chega à epiderme leva até 28 dias para cicatrizar. No entanto, se o corte chega à derme, que é a camada mais profunda da pele, o mesmo processo pode demorar até 6 meses.

Na hora de analisar o corte, é preciso se atentar aos dois tipos:

  1. Corte superficial: onde há menos sangramento e a tendência é que o sangue estanque rapidamente. Aqui, apenas as partes mais superficiais da pele é que sofrem algum dano.
  2. Corte profundo: Já o corte profundo pode causar até hemorragia.

As classificações de feridas são:

  • Feridas incisas. As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante. ...
  • Feridas laceradas. ...
  • Feridas contusas. ...
  • Feridas limpas. ...
  • Feridas limpas-contaminadas. ...
  • Feridas contaminadas. ...
  • Feridas infectadas ou sujas.

Quando ver um médico

  1. uma ferida aberta é mais profunda que 1/2 polegada.
  2. sangramento não para com pressão direta.
  3. sangramento dura mais de 20 minutos.
  4. sangramento é o resultado de um acidente grave.

Cortes escancarados com bordas irregulares normalmente requerem pontos. Cortes no rosto, pálpebras, lábios, palmas das mãos ou dedos podem exigir pontos, mesmo quando o corte parece pequeno. A pele nessas partes do corpo é tão esticada que é difícil se unir e se curar sozinha.

Quando o sangramento parar, retire com calma, devagar, a cobertura da ferida. Esse é o momento de avaliar se as bordas da ferida estão afastadas e se é possível ver estruturas mais profundas, como gordura ou músculo. Caso seja o caso, procure um atendimento médico, há a necessidade de pontos.

ETIOLOGIA DA FERIDA Genericamente, podemos classificar as feridas como: • Cirúrgicas • Traumáticas • Patológicas • Iatrogênicas.

Ferimentos leves por objetos cortantes:
Por serem ferimentos considerados de leve gravidade, normalmente apresentam sintomas como as bordas regulares, o que pode facilitar na cicatrização e no ponto cirúrgico, caso tenha sido necessário; e.