O que fazer para uma ferida cicatrizar mais rápido?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Opte sempre pelo melhor cuidado, os melhores produtos como um spray cicatrizante ou uma pomada para feridas. E para ajudar a fechar, os melhores pensos. Assim evita as marcas provocadas pela má cicatrização como por exemplo: Cicatriz Atrófica: concavas, por norma causadas pela acne ou varicela.

Uso de curativo
Usar uma cobertura sobre a ferida é uma das melhores maneiras de fazer com que ela feche mais rapidamente. Não só ela ajuda a proteger o local de algum outro trauma acidental como ela evita que a ferida seque.

Para entender quanto tempo demora para cicatrizar uma ferida, é preciso identificar o tamanho do corte, como ele surgiu e as condições de saúde dessa pessoa. De um modo geral, feridas simples em uma pessoa saudável costumam levar de uma a quatro semanas para sua cicatrização.

Quais São as Principais Plantas para Cicatrizar Feridas?

  1. Aloe vera. Aloe Vera, popularmente conhecida como Babosa é uma planta famosa e presente na composição de diversos shampoos e cremes, produzidos a partir da sua polpa branca e folhas. ...
  2. Camomila. ...
  3. Calêndula. ...
  4. Centella asiática. ...
  5. Guaco.

As 6 melhores pomadas para cicatriz

  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.

Laserterapia. Além da fototerapia, também temos a laserterapia como outro tratamento usado para curar lesões na pele. Nesse tratamento a laser há a interação da luz com os tecidos humanos que proporciona efeitos regenerativos das células do organismo, sem radiações ionizantes que podem prejudicar os órgãos do corpo.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.

Infelizmente, deixar o ferimento “respirar” não acelera a cicatrização. Pelo contrário, pode levar mais tempo para ele sarar, além de o local ficar mais dolorido. Só em algumas circunstâncias pode-se deixar a lesão descoberta: quando a raladura é muito leve e quando não há sangramento.