O que é tributo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Tributo, no campo das relações entre Estado e cidadão, é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Resumindo nosso texto, o Imposto é um tributo cobrado por um governo para financiar seus gastos públicos. Taxa é uma quantia cobrada pelo governo em troca de serviços específicos ou benefícios. Tributo é uma quantia cobrada pelo governo para financiar e sustentar os serviços públicos e benefícios.

“Quem paga o tributo é o consumidor. O empresário paga dois tributos: o Imposto de Renda e a incerteza jurídica. Todos os demais são repassados no valor dos produtos, ou seja, a sociedade é quem paga”, explicou.

O tributo é uma prestação em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir. Traduzindo, deve ser um valor em Real ou possível de converter para Real. Você não pode, por exemplo, recolher seus tributos no Brasil usando dólares. Ele também é definido como uma prestação que não constitua sanção de ato ilícito.

Ao todo são cinco tipos de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais. Os tributos são a principal fonte de arrecadação de receitas do Governo Federal, mas você sabia que parte desse valor arrecadado já possui destino certo?

O tributo para os Estados modernos é a principal fonte de receitas. Através dele retiram-se da coletividade, dos privados, os valores necessários à manutenção do Estado. Ao se falar, portanto, em finalidade fiscal, sempre se entende o tributo na função de financiamento do Estado.

Tributos são valores que devem ser pagos ao governo para financiar serviços públicos; No Brasil, existem 5 tipos de tributos, sendo que os impostos e as taxas são os mais conhecidos; Entenda mais sobre a carga tributária brasileira e como ela afeta a sua empresa.

A cobrança é sempre paga em dinheiro, isso quer dizer que não é possível pagar um tributo com outros recursos, como bens materiais, etc. O tributo também pode ser um imposto, uma taxa, uma contribuição especial ou de melhoria.

A cobrança do tributo será sempre administrativa, ou seja, realizada por parte de órgãos públicos (órgãos tributários arrecadadores). Essa cobrança é plenamente vinculada, não havendo nenhuma escolha sobre a exigência do tributo. O ato de cobrar tributo é sempre oportuno e conveniente para as autoridades tributárias.

Conforme Sabbag[i], o tributo deve ser pago em dinheiro, não podendo ser pago in natura ou in labore, ou seja, por meio da entrega de bens, produção ou prestação de serviços em troca da quitação de tributos. Prestação compulsória.

Fato Gerador; Contribuinte; Base de Cálculo; e. Alíquota.

7 sinônimos de tributos para 2 sentidos da palavra tributos: 1 homenagens, cortesias, honras. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 impostos, contribuiçãos, contribuições, taxas.

A dinâmica para você entender o conceito é a seguinte: todo imposto é um tributo, mas nem todo tributo é um imposto. Isso porque tratam-se de cobranças obrigatórias, tendo o seguinte significado de acordo com o artigo 3º do Código Tributário Nacional (CTN):

As espécies de tributos no Brasil são divididas em cinco, sendo três delas mais comuns: impostos, taxas e contribuições. Quanto à competência, os tributos podem ser municipais, estaduais ou federais, instituídos conforme a autonomia administrativa, financeira e tributária de cada ente público.

De acordo com o Código Tributário Nacional, os três principais tipos de tributos são os impostos, taxas e contribuições de melhoria.

​​Portanto, os tributos fiscais têm a função de manter a máquina estatal funcionando. Para que esse objetivo seja alcançado, o contribuinte deve pagar seus tributos para sustentar as atividades do governo. Além disso, os tributos também têm outras funções: fiscalidade, extrafiscalidade e parafiscalidade.