O que é transgressão filosofia?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O conceito de transgressão pode assumir diversas conotações, tanto positivas quanto negativas. No âmbito social, a transgressão pode assumir uma conotação claramente negativa quando há o rompimento com a ordem estabelecida e a não-observância das regras socialmente postas e objetivamente reconhecidas.

Resumos. Transgressão é uma noção que com muita frequência é esquecida, estigmatizada, ou atribuída pela doxa psicanalítica a uma estrutura em particular: a perversão. A transgressão faz pensar na infração, na desordem, na liberdade.

Significado de Transgressão
substantivo feminino Ação de transgredir, de infringir, de ultrapassar o limite de alguma coisa; violação, infração. [Jurídico] Violação ou não cumprimento de uma lei, ordem ou regulamento; infração: transgressão das leis de trânsito.

O verbo transgredir facilmente é encontrado nos dicionários como um ato de “desrespeitar uma ordem, uma lei, um procedimento, infringir, transgredir uma norma social”.

Por sua natureza, a transgressão se manifesta no que vai dos atos considerados crimes, atos contrários a interdições culturais, às revoltas, rebeliões, passando pelas interrogações da filosofia, da ciência e da arte que põem em xeque as representações que sustentam uma dada representação da realidade, pelos atos ...

1 infração, desrespeito, desobediência, contravenção, crime, delito, descumprimento, incumprimento, quebra, quebramento, rompimento, violação.

A transgressão se dá quando o analista sai de seu lugar interrompendo o processo de cura. Neste caso, a psicanálise é que foi transgredida.

Quem não segue normas, ordens, leis etc.; contraventor, infrator. adjetivo Que transgride, ultrapassa os limites de algo. Que não respeita regras, normas, preceitos.

O que é literatura transgressiva (transgressora)? Por definição, a transgressão é o que ofende uma lei, regra ou código de conduta.

A transgressão pode ser percebida como uma agressão às normas instituídas, uma agressão à lei vigente e aos pais. O percurso inicial do ato criativo passa pela agressividade e destrutividade.

As transgressões disciplinares são divididas em graves, médias e leves, de acordo com a gravidade do dano que a indisciplina possa causar ao serviço ou à instrução.

A razão principal é a falta de educação e de cultura e a nossa história relativamente recente de democracia e participação. As pessoas só vão respeitar as leis e as instituições quando se reconhecerem nelas. E, para isso, é necessário que participem de sua construção. Mas há também um problema sério de impunidade.

Transgressão disciplinar é toda ação praticada pelo militar contrária aos preceitos estatuídos no ordenamento jurídico pátrio ofensiva à ética, aos deveres e às obrigações militares, mesmo na sua manifestação elementar e simples, ou, ainda, que afete a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe (BRASIL, ...

O que se comete são transgressões da norma culta. De fato, aquele que, num momento íntimo do discurso, diz: “Ninguém deixou ele falar”, não comete propriamente erro; na verdade, transgride a norma culta.