O que é timbre?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Em música, chama-se timbre a característica sonora que nos permite distinguir sons da mesma frequência que foram produzidos por fontes sonoras diferentes, que também nos permite diferenciá-las.

O timbre é a característica dos sons que nos permite diferenciar uma nota musical emitida por um piano de um violino, por exemplo. O timbre é o formato da onda sonora, cada instrumento musical apresenta um modo de vibração próprio, que resulta na produção de um som característico.

Timbre é o que diferencia dois sons de mesma frequência (mesma nota). Por exemplo, a nota Dó tocada no violão tem um som muito diferente da nota Dó tocada no teclado ou no violino. Isso significa que esses instrumentos possuem timbres diferentes.

O timbre está associado à forma da onda e nos permite distinguir sons de mesma frequência, produzidos por instrumentos diferentes. O timbre é caracterizado pela composição de frequências que constituem a onda sonora emitida pelo instrumento. O timbre é também denominado qualidade do som.

O Timbre é a “cor” do som. Aquilo que distingue a qualidade do tom ou voz de um instrumento ou cantor, por exemplo, a flauta do clarinete, o soprano do tenor. Cada objeto ou material possui um timbre que é único, assim como cada pessoa possui um timbre próprio de voz, tão individual quanto as impressões digitais.

Algumas dizem que o timbre é a cor da voz, isto é, o que irá dar a sua voz identidade. Por vários motivos encontra-se vozes parecida, mas nunca absolutamente iguais. O timbre é uma característica sonora que permite diferenciar sons da mesma frequência, intensidade e altura, porém com ondas sonoras diferentes.

Por exemplo, ao ouvir um instrumento, é possível identificar o timbre a partir das características sonoras que o distinguem de outros instrumentos. Já ao ouvir uma voz, é possível identificar a partir das características sonoras que distinguem uma voz da outra, como a profundidade, brilho, suavidade ou nasalidade.

O timbre pode ser grave, médio ou agudo. Talvez você esteja se perguntando como os imitadores conseguem reproduzir perfeitamente a voz de outras pessoas. Embora cada um tenha o seu próprio timbre, é possível modificá-lo através de exercícios que aumentam a extensão vocal.

O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.

Dentre eles se acham: ritmo, melodia, harmonia, timbre, textura e forma.

O timbre é o componente da sensação auditiva que permite distinguir dois sons da mesma sonoridade e da mesma tonalidade. O timbre dum som encontra-se principalmente ligado à sua composição espectral, mas também à sua evolução no tempo (pela forma do envelope espetral, o início do som ...).