O que é terremoto?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 4 votos

Um sismo, chamado ainda terremoto ou terramoto quando de grande magnitude, é o resultado de uma súbita liberação de energia na crosta do planeta Terra, geralmente por conta do choque entre placas tectônicas, o que cria ondas sísmicas.

Eles são definidos como fenômenos de vibração brusca da superfície da Terra que podem durar segundos ou minutos. Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas.

Na maior parte dos casos os sismos são devidos a movimentos ao longo de falhas geológicas existentes entre as diferentes placas tectónicas que constituem a região superficial terrestre, as quais se movimentam entre si.

  1. 1 – Valdívia, Chile (1960)
  2. 2 – Alasca, EUA (1964) ...
  3. 3 – Ilha de Sumatra, Indonésia (2004) ...
  4. 4 – Península de Oshika, Japão (2011) ...
  5. 5 – Península de Kamchatka, Rússia (1952) O terremoto que atingiu a península russa não matou ninguém, mas causou estragos (Foto: Creative Commons) ...

Abalos sísmicos que ocorrem em áreas terrestres, continentais, recebem o nome de terremotos. Já os abalos sísmicos ocorridos no fundo dos oceanos recebem o nome de maremotos.

Valdivia, Chile, 1960 – magnitude 9.5
O pior terremoto da história matou 1.655 pessoas e deixou mais de 3 mil feridos. As estimativas apontam que os danos tiveram um custo de US$ 550 milhões, com quase 2 milhões de pessoas desabrigadas.

O terremoto provoca o surgimento de ondas sísmicas, que se propagam em todas as direções. Elas são de dois tipos, as ondas primárias (ondas P) e as ondas secundárias (ondas S). As ondas primárias são longitudinais, isso e, vibram na mesma direção em que se propagam.

“Os terremotos mais fortes ocorrem nas bordas das placas tectônicas. O Chile está ao longo do limite entre a placa oceânica de Nazca (parte do fundo oceânico do Pacífico) e a placa da América do Sul. Já o Brasil está no meio da placa Sul-Americana, longe das suas bordas”, explica Assumpção.

1. Zona sísmica do Pacífico. Trata-se da maior zona sísmica do mundo. Estende-se pelo Oceano Pacífico, onde se registram cerca de 81% dos maiores terremotos do planeta e mais de 450 vulcões ativos.

2 minutos

terremoto. O terremoto é um abalo violento do solo que dura de 1 a 2 minutos. O chão começa a tremer e provoca o desmoronamento de casas, os móveis caem e os vidros das janelas quebram. Em casos mais violentos os prédios desmoronam e pontes são destruídas.

1°) Chile – Em maio de 1960, um terremoto de 9,5 graus na Escala Richter atingiu a cidade de Valdivia, provocando a morte de mais de 5.700 pessoas.

Com magnitude de 6,8 na escala Richter, tremor causou mais de 2.500 mortes. Marrocos foi atingido, na sexta-feira (8), por um terremoto de magnitude 6,8 graus na escala Richter, que vai de zero a 10.

Qual havia sido o último terremoto registrado no Brasil? Antes do tremor desta sexta (16), um abalo de magnitude 3.0 atingiu Rubim (MG) em 16 de fevereiro de 2023.

É possível prever terremotos? Não. Cientistas não podem prever terremotos, apenas calcular a probabilidade de ocorrência de um tremor significativo em uma área específica dentro de um determinado número de anos.

Afaste-se de prédios, cabos de serviços públicos, sumidouros e linhas de combustível e gás. O maior perigo da queda de detritos está do lado de fora das portas e perto das paredes externas dos edifícios; Vá para uma área aberta longe de árvores, postes telefônicos e prédios.

Um tsunami é uma série de ondas oceânicas de grande amplitude e comprimento de onda muito longo, geralmente causado por um grande distúrbio no fundo do mar, como um terremoto, erupção vulcânica, deslizamento de terra submarino, ou até mesmo um impacto de um meteorito.