O que é teoria?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Teoria indica, na linguagem comum, uma ideia nascida com base em alguma hipótese, conjectura, especulação ou suposição, mesmo abstrata, sobre a realidade. Também designa o conhecimento descritivo puramente racional ou a forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação.

Teoria é o conhecimento obtido por meio de estudos, hipóteses, experimentações e observações que quando aplicadas, apresentam resultados que corroboram com o objetivo a ser alcançado.

O termo teoria é ainda usado para descrever uma opinião sobre algo que exija uma lógica também, por exemplo: “a minha teoria é que ele não foi por aquela estrada, mas por aquela” ou ainda “sobre aquele caso que passou na televisão, minha teoria é que ele não tenha fugido para outro estado, mas esteja escondido”.

A teoria, entendida como um conjunto de conhecimentos com graus diversos de sistematização e credibilidade, se propõe a explicar, elucidar, interpretar e unificar um dado domínio de fenômenos sociais, é contraposta ao conceito de modelo - conjunto de conhecimentos sobre a estrutura e/ou comportamento de um sistema com ...

As idéias surgem de experiências da vida, como por exemplo, de observações; em outras palavras, as idéias sempre surgem da prática. As teorias e os problemas de pesquisa, portanto, têm suas origens na prática. A teoria dirige e explica a prática.

Teoria é quando se sabe tudo e nada funciona. Prática é quando funciona e ninguém sabe o porquê.

1 Pressupostos, juízos, teses, suposições, conjecturas, pressuposições, suspeitas, cálculos, estimativas, presunções, prognósticos, palpites, prognoses, conjeturas, profecias, postulações, opiniões, ideias, conceitos, concepções, convicções, posições, pontos de vista, arbítrios, crenças.

O que compõe uma teoria? Uma teoria, é uma estrutura de ideias ou conceitos que tenta explicar e prever um fenômeno observado no mundo. As teorias são baseadas em evidências empíricas, são testáveis e podem ser modificadas à medida que novas evidências são descobertas.

Ela vem do Latim THEORIA, “concepção, esquema mental”, do Grego THEORIA, “contemplação, especulação, olhar para algo”, de THEOROS, “espectador, aquele que olha”, formada por THEA, “uma vista”, mais HORAN, “olhar”. O sentido de “princípios ou métodos de uma ciência ou arte” é do início do século XVII.

A Teoria da Relatividade Geral, proposta pelo físico alemão Albert Einstein, é uma generalização da Teoria da Relatividade Restrita, também de sua autoria. A Relatividade Geral leva em conta os aspectos fundamentais da Relatividade Restrita, mas também trata do efeito dos campos gravitacionais sobre o espaço e o tempo.

A teoria é uma parte indispensável para o aprendizado dos estudantes no período da graduação. Por meio dela, o aluno forma as bases do conhecimento sobre a sua área de atuação e direciona sua trajetória no mercado de trabalho.

Teoria é composta por ideias que explicam o fato, mais especificamente o conjunto de fatos, e portanto uma teoria deve ser construída a partir de um conjunto de fatos; Uma teoria é a união do conjunto de ideias e do conjunto de fatos a que estas se relacionam.

As hipóteses são especulações, previsões sobre um determinado fenômeno da natureza e como ele se comporta. As mesmas devem ser testadas, o que, normalmente, é realizado por meio de experiências científicas. Já as teorias são explicações bem fundamentadas para descrever esses eventos.