O que é teocracia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Teocracia é o sistema de governo em que as ações políticas, jurídicas e policiais são submetidas às normas de algumas religiões.

Estado teocrático é um país ou nação que possui um sistema de governo que se submete às normas de uma religião específica. As regras que gerem as ações políticas, jurídicas, de conduta moral e ética, além da força policial deste modelo de governo estão baseadas em doutrinas religiosas.

Em um Estado teocrático pleno, o governo opera sob o argumento de que são ordens divinas. A vontade do povo, em geral, fica em segundo plano se não coincidir com os interesses do sistema vigente. Em tese, nos países teocráticos a divindade é reconhecida como o verdadeiro chefe de Estado.

Distinguem-se fundamentalmente dois sistemas de governo: um a partir do povo, com o nome de democracia; e outro a partir de Deus, chamado teocracia. No primeiro, por assim dizer, os homens tomam conta de si mesmos, autogovernando-se, ao passo que, no segundo, Deus determina os destinos humanos.

[teocracia] foi cunhada por Josefo2, e é sabido que este escritor, quando fala da constituição mosaica, tem em vista a comunidade sagrada de seu tempo, tal como ela existiu até o ano 70 depois de Cristo.

Etimologia. A palavra Teocracia é a junção de duas palavras de origem grega. Theós – deus e Cracia – governo. Assim, literalmente, a teocracia é o governo onde deus e a religião ocupam um lugar central na sociedade e no governo.

Assim sendo, o papa além de ser o líder supremo da Igreja Católica, possui poderes executivo, legislativo e judiciário no governo do Vaticano. Outros países que possuem governos teocráticos são a Mauritânia, o Iêmen e o Sudão.

O Egito era um estado Teocrático, onde as ações politicas, juridicas e sociais eram submetidas as normas da religião e o administrador (o faraó) governava em nome dos deuses. O Faraó tinha todos os poderes em suas mãos e assumia várias funções, sendo considerado a personificação de deus na terra.

A política do Irão ou Irã baseia-se na Constituição de 1979, que fez do país uma república teocrática islâmica na qual os vários poderes são supervisionados por um corpo de clérigos.

A palavra Islão designa o mundo dos crentes, dos que acreditam em um só deus e obedecem a um só chefe, Maomé, e a seus sucessores, os califas. Tem, portanto, significado religioso e político, isto é, designa um Estado teocrático, em que o chefe religioso e o chefe político são um só.” (ARRUDA ; PILETTI, 1999, p. 114).

Tipos de democracia. 2.1. Democracia direta; 2.2. De- mocracia indireta; 2.3.

Tipos de democracia
democracia representativa: na democracia representativa a vontade do povo é expressada através dos seus representantes que são eleitos por voto direto nas eleições. democracia participativa: também é chamada de democracia semidireta, porque tem características de democracia direta e indireta.

Trata-se da busca de um fundamento religioso capaz de superar a crise pela qual estariam passando o Estado e a sociedade brasileira. A afirmação de que Deus está no comando da política por meio de representantes eleitos pelo povo faz confluir o exercício democrático do poder com fundamentos teocráticos.

Governo do Vaticano
O sistema de governo em voga no Vaticano é a monarquia eclesiástica eletiva e absoluta, que tem como autoridade máxima o papa. As funções desempenhadas pelo papa à frente da Cidade do Vaticano são as mesmas de um chefe de Estado, e o seu mandato é vitalício.

O Faraó concentrava em suas mãos todo o poder, essa forma de Governo chama-se Teocracia quando o governante, é ao mesmo tempo o líder político e religioso de um determinado povo. Com a unificação teve início o período dinástico da história do antigo Egito (dinastia são governantes de uma mesma família).

Governo exercido por Deus. Na história de Israel a teocracia existiu do Êxodo até Samuel (#1Sm 8.7). Durante esse período Deus governou através de Moisés, de Josué e dos JUÍZES (2).