O que é solubilidade?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Solubilidade ou coeficiente de solubilidade é a quantidade máxima que uma substância pode se dissolver em um líquido, e expressa-se em mols por litro, gramas por litro ou em percentagem de soluto/solvente. Esse conceito também se estende para solventes.

A solubilidade é a aptidão que um corpo ou matéria tem de se dissolver, ou não, em determinado tipo de líquido. Ela também é conhecida como coeficiente de solubilidade e definida como a habilidade que determinado soluto tem de se dissolver em um solvente.

Para determinar a solubilidade do soluto, devemos escolher uma temperatura, tracejar até a curva de saturação (que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma massa fixa de solvente) e, em seguida, tracejar até o eixo y.

A solubilidade é uma propriedade muito importante das substâncias, sendo que ela é uma característica que depende do solvente. A água é muitas vezes chamada de “solvente universal” porque ela consegue dissolver uma quantidade muito grande de solutos.

Quando a água é o solvente, algumas substâncias possuem solubilidade infinita, ou seja, misturam-se em qualquer proporção com a água. Outras possuem solubilidade limitada, outras insolúveis. Devido à sua capacidade de dissolver um grande número de substâncias, a água é considerada um “solvente universal”.

A execução do processo de solubilização ocorre com o aquecimento do metal de forma uniforme até 500º, sendo que a temperatura exata pode variar conforme a liga. Esse aquecimento ocasionará a dissolução dos elementos da liga na solução sólida.

Por exemplo, o açúcar, o álcool comum, a acetona e o ácido acético encontrado no vinagre são todos compostos polares. Portanto, todos eles se dissolvem na água e também se misturam entre si, originando misturas homogêneas.

Solubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. A regra geral de solubilidade determina que, “Semelhante dissolve semelhante”. Essa regra diz respeito à polaridade do solvente e do soluto e explica o fato de o óleo não se dissolver em água, mas ser solúvel em gasolina.

Existem, porém, dois fatores que alteram sua solubilidade: a pressão e a temperatura . A influência da pressão sobre um líquido pode ser enunciada pela Lei de Henry: “Em temperatura constante, a solubilidade de um gás em um líquido é diretamente proporcional à pressão parcial do gás acima do líquido.”

Com base nas fórmulas estruturais dos compostos etano, etanol, ácido etanoico e metoximetano, pode-se concluir que os compostos mais solúveis em água são: a) etano e metoxietano.

Isso nos mostra que o sal é realmente polar, toda ligação iônica é polar, pois existe a diferença de carga elétrica no composto. Já no caso da água, a ligação existente é covalente, na qual dois átomos de hidrogênio compartilham elétrons com um átomo de oxigênio.

Uma das formas encontradas para isso é mergulhando os grãos em água quente cheia de substâncias químicas do café, com exceção da cafeína. A cafeína presente nos grãos se dissolve na água, que é descartada, e como os grãos ficam saturados com as outras substâncias, o sabor do café quase não se altera.

porque canela é uma substância hidrofóbica. uma substância que não gosta de água. canela mesmo a canela em pó libera óleo.

a) Sal solúvel
É o sal que apresenta boa capacidade de se dissolver em água. Assim, quando temos essa mistura, existe uma grande probabilidade de ela ser homogênea (apenas uma fase), pois um material estará dissolvido no outro.

O soluto é a substância dissolvida, já o solvente é a substância que o dissolve.

Os sais dos metais alcalinos e de amônio são solúveis . Os nitratos (NO3) e os acetatos (CH3COO) são solúveis . Os cloretos (Cl), os brometos (Br) e os iodetos (I), em sua maioria, são solúveis . Os sulfatos (SO42), em sua maioria, são solúveis na água.