O que é sobrenome?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 4 votos

Traduzido do inglês--Um sobrenome, nome de família ou sobrenome é a parte hereditária do nome pessoal que indica a família. É normalmente combinado com um determinado nome para formar o nome completo de uma pessoa. Dependendo da cultura, o sobrenome pode ser colocado no início do nome de uma pessoa ou no final.

Significado de Sobrenome
substantivo masculino Nome de família; nome recebido do pai e da mãe, que vem após o nome de batismo: Ana Maria Silva - Silva é seu sobrenome, e Ana Maria o seu nome. Nome que se acrescenta ao nome próprio de alguém; apelido, alcunha.

Como descobrir a origem do sobrenome? Existem várias formas de você saber suas raízes. As principais e mais eficazes são os sites de busca de sobrenomes e árvore genealógica e a conversa com familiares e amigos.

NOME É A PALAVRA QUE IDENTIFICA ALGO, É UMA DENOMINAÇÃO. O SOBRENOME SÃO AS JUNÇÕES DO SOBRENOME DAS FAMÍLIAS MATERNAS E PATERNAS.

O nome completo é composto pelo "nome individual" (também conhecido como prenome) e pelo "nome de família" (conhecido como sobrenome, cognome ou patronímico). No passaporte, as partes dessa divisão são chamadas de Nome (Given names) e Sobrenome (Surname).

Sobrenome: informe seu último sobrenome, caso haja nome com indicação de parentesco este deve ser incluído (Ex: Castro; Andrade Neto). Título do trabalho: informe o título completo do trabalho.

O nome completo é a composição do nome seguido do sobrenome. Enquanto o nome se refere ao indivíduo propriamente dito, o sobrenome indica a origem genealógica ou família à qual ele pertence. O nome próprio tem uma característica marcante: é escrito de forma sempre igual.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

A lei de registros publicos não diz nada a respeito da ordem dos sobrenomes, assim, fica a critério dos pais estabelecerem como o registro do nome do filho (a) será realizado, podendo, portanto, ser “Fulano sobrenome do pai/mãe, ou, o tradicional, “Fulano sobrenome da mãe/pai”.

Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomenda-se, tanto quanto possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências.

Normalmente eles são herdados pelos pais e, segundo uma regra imposta pela própria sociedade, são organizados pela seguinte ordem: nome, sobrenome da mãe e sobrenome do pai. Porém, não é em todo lugar que essa ordem é seguida.

O nome do meio, é o nome posterior ao primeiro nome. Já o sobrenome é o último nome da pessoa, sendo esta a diferença entre eles. Quando é solicitado o "nome do meio", existem algumas pessoas que tem e outras não, pois o nome apenas possui nome e sobrenome. Ex: Gabriel Monteiro.

Prenome é o seu primeiro nome; Sobrenome é o seu último sobrenome; Nome do meio: Coloque todos os seus sobrenomes entre o primeiro no e e o último sobrenome .

Outra regra que não existe é aquela referente à obrigatoriedade apenas do sobrenome paterno, sendo o da mãe opcional. Na realidade, os pais podem, em consenso, tomar a decisão que quiserem: passar só o sobrenome do pai, só o da mãe ou os dois na ordem que preferirem.

Geralmente é possível fazer a inclusão do sobrenome materno através de uma ação judicial. Para isso você precisa do auxílio de um advogado que entrará com a ação de Retificação de Registro Civil. O advogado apresentará ao juiz e ao Ministério Público seu pedido de acréscimo do sobrenome materno.