O que é sinistro?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 18 votos

No mercado de seguro, sinistro refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material. Representa a materialização do risco, causadora de perdas financeira para a seguradora. No mercado automotivo um sinistro pode ser parcial ou integral.

Muitas pessoas não sabem o que é sinistro, mas é bem simples. Trata-se da indenização gerada em casos de acidentes ou roubos. Ele pode ser total ou parcial. Tudo vai depender da extensão dos danos e se o veículo pode ou não ser recuperado.

No caso de um carro sinistrado, isso quer dizer que este automóvel sofreu algum prejuízo — como uma janela quebrada, uma colisão, danos por alagamento, incêndio ou até capotamento — e a seguradora foi acionada. Se houver um sinistro, a seguradora vai ressarcir o proprietário.

Tipos de sinistro: mas o que é sinistro?

  • Pequena monta. Em primeiro lugar, temos os sinistros de pequena monta, aqueles que resultam de pequenos acidentes ou batidas. ...
  • Média monta. Por outro lado, os sinistros de média monta acontecem quando há um acidente mais grave, onde o carro sofre danos consideráveis. ...
  • Grande monta.

Quem faz o sinistro? Normalmente, quem deve comunicar o sinistro é o segurado que deve receber a indenização ou o amparo previsto na apólice. Ele deverá avisar imediatamente a seguradora, preencher o formulário de aviso de sinistro e apresentar a documentação necessária definida na apólice.

'Sinistro' é um acidente que causa danos e/ou prejuízos a um bem segurado e, por isso, o termo está presente na apólice do seguro. Não importa a forma do acontecimento, se de maneira súbita, involuntária ou imprevista.

Para fazer o desbloqueio do sinistro de carro é preciso fazer o pedido no Detran de registro do veículo. Para isso, é necessário preencher o requerimento que fica disponível no portal do Detran.

Encontrar uma seguradora que aceite carro sinistrado pode ser um desafio. Isto é, nem todas as empresas de seguro topam assegurar um carro com sinistro. Mas será que é possível fazer o seguro de um veículo nessa condição? Apesar de as chances serem menores, é possível sim assegurar um veículo sinistrados.

Sinistro é uma ocorrência de todo evento que tem cobertura no seguro contratado e esteja especificado na apólice. Basicamente, sinistro é quando você bate o seu carro de forma involuntária e havia sido contratado a cobertura para colisões, por exemplo.

Consultando no site do Detran
Para consultar as condições do veículo, basta ter em mãos a placa e o número do chassis do veículo, entrar no site do Detran do seu estado e procurar por “Consulta veículos sinistrados”.

Não existem restrições de quantas apólices você pode ter em seu nome, desde que sejam devidamente contratadas e tenham suas mensalidades pagas. Entretanto, o Código Civil determina que, no caso de mais de um contrato para o mesmo bem, o segurado deve informar as duas companhias por escrito.

O artigo 786 do Código Civil regulamenta essa prática. Isso quer dizer que o responsável pelo acidente paga pelos prejuízos causados.

Se você possui um veículo que foi sinistrado, a desvalorização pode acontecer no momento da revenda. Ele continua sendo sinistrado e há uma indicação disso em seu documento. Por isso, a expectativa é que seu valor seja de 20% a 40% menor que o da tabela usada no mercado.