O que é simetria?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Simetria é uma relação de paridade em respeito a altura, largura e comprimento das partes necessárias para compor um todo. Um exemplo de elemento simétrico são as figuras geométricas.

Simetria é a harmonia de forma e tamanho entre as partes de um objeto ou imagem. Ela pode ser definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que as partes são exatamente iguais.

Simetria é o princípio matemático por trás de todos os padrões. sobrepostas. A simetria está presente em toda a parte, seja na natureza, nas artes ou na matemática. A simetria matemática, por exemplo, consiste na regra da disposição de duas figuras idênticas que se correspondam ponto a ponto.

Simetria é uma propriedade geométrica em que as figuras possuem formas exatamente iguais, voltadas umas para as outras, rotacionadas ou transladadas.

A simetria está presente no cotidiano e na natureza. Seja nas asas de uma borboleta ou numa simples folha de árvore. Para obter o conceito de simetria podemos realizar atividades variadas!! O homem tem tentado compreender e criar a ordem, a beleza e a perfeição, através dos tempos, por meio do sentido da simetria.

Na geometria, um objeto apresenta simetria quando se parece o mesmo depois de uma transformação, como reflexão ou rotação. O eixo de simetria é uma linha, real ou imaginária, que atravessa o centro da figura. Um exemplo de elemento simétrico são as figuras geométricas.

Ela começou a marcar presença na Grécia Antiga, com a criação da proporção áurea. A simetria surge como uma tentativa de explicar e reproduzir a beleza ideal por meio da racionalidade dos números.

Trabalhar com simetria oportuniza o desenvolvimento da observação, da comparação, da percepção de semelhanças e diferenças entre figuras. A simetria faz parte do nosso cotidiano, podendo ser facilmente observada na natureza, em obras de artes e em outros elementos.

Igualmente, pode-se afirmar que as letras O e X são mais simétricas que as letras N e Z, que são mais simétricas por sua vez do que as letras A, C, D e W, que são mais simétricas que as letras F, G e J.

Em arte a simetria tem um papel importante no apelo estético do objeto ou da obra que está sendo criada, mesmo que em algumas situações a assimetria também seja utilizada por artistas para criar o estranhamento.

Existem diferentes tipos de simetria: a reflexiva, a de translação, e a rotacional. Simetria e assimetria são conceitos contrários, ou seja, ou uma figura é simétrica ou é assimétrica. Para verificar se uma figura é simétrica ou assimétrica, traçamos uma reta, dividindo-a.

Para Simetria no plano, a ideia básica é bastante clara: uma figura no plano é simétrica se podemos dividi-la em partes de alguma maneira, de tal modo que Simetria de Figuras Planas e Espaciais 53 as partes resultantes desta divisão coincidam perfeitamente, quando sobrepostas.

Dizemos que uma figura é simétrica em relação a uma reta quando cada ponto de um lado dessa linha reta tem outro ponto do outro lado, e estão à mesma distância dessa reta.

Simetria significa que as duas partes de um elemento são iguais, podendo ser sobrepostas, de forma que coincidam. Algumas formas geométricas, objetos artísticos, itens presentes na natureza ou mesmo corpos humanos são simétricos.

Os humanos apresentam simetria bilateral, sendo que o lado esquerdo e o direito são a imagem especular um do outro.

O estudo da simetria é indicado aos alunos para que desenvolvam a observação, percebam quando existem semelhanças e diferenças entre figuras, desenvolvam a percepção de posição, sendo uma maneira de relacionar conceitos geométricos no cotidiano dos alunos, visto que a simetria pode ser observada na natureza em diversas ...