O que é ser visual auditivo ou cinestésico?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 16 votos

Os estilos de aprendizagem utilizam 03 formas de percepção de informações e são elas: - Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações; - Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e; - Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.

Significado de Cinestésico
adjetivo Relativo a cinestesia, conjunto de sensações através das quais se torna possível perceber os movimentos musculares, por meio dos estímulos do próprio organismo. Etimologia (origem da palavra cinestésico).

A pessoa visual é ligada na beleza estética e em detalhes. Pessoas visuais falam muito rapidamente porque as imagens se sucedem em sua mente como um filme. Entre o prático e o bonito, ela sempre escolhe o bonito. Esse perfil dominante preza por arrumação e ordem e são, geralmente, bem organizadas.

Tem: Visuais: aqueles que precisam ver imagens e gráficos para visualizar. Auditivos: aqueles que precisam ouvir as informações. Cinestésicos: aqueles que precisam se envolver em uma atividade para compreender um conceito.

Este perfil está relacionado com os estímulos recebidos pelo tato, movimento, pelas sensações. O foco do aprendizado está em situações práticas, experimentos, montar e desmontar objetos, ou seja, “colocar a mão na massa”, fazer para aprender.

Aprendizado cinestésico
Se este for o seu caso, provavelmente o seu estilo de aprendizado é o cinestésico. Você prefere abordagens mais práticas para aprender coisas novas e possivelmente se sai melhor em disciplinas que requerem movimento e esforço físico, como fotografia, educação física e aulas em laboratórios.

A definição de cinestésico se relaciona com o conceito de sinestesia, que consiste em uma junção de diferentes sentidos. Sabe quando você ouve um som em sua mente simplesmente ao ver uma imagem estática? Essa é uma relação sinestésica, assim como enxergar uma cor ao sentir um cheiro.

Por fim, o cinestésico é alguém que utiliza muito o tato para estudar, focando sempre em situações práticas. Se mover e tocar, montar e desmontar coisas estimula o seu aprendizado.

Pessoas auditivas são aquelas que aprendem melhor através do som e da fala. Eles tendem a ser bons em lembrar de nomes, datas, histórias e outras informações que foram contadas a eles verbalmente. Eles podem ter dificuldade em lembrar de informações visuais sem uma explicação verbal para acompanhá-las.

Estudantes cinestésicos têm como principal característica a aprendizagem por meio de experiências. Aulas práticas, que tenham a ver com montar e desmontar objetos ou lidar com questões reais, costumam atrair esse tipo de aluno, assim como os trabalhos em grupo.

4. Cinestésico. Este é um estilo de aprendizagem em que o aluno aprende fazendo, colocando a mão na massa. Quando ele experimenta na prática as atividades propostas, é mais fácil para ele entender e reter novas informações e conhecimentos.

A percepção cinestésica pode ser dividida em três: Esquema Corporal, Lateralidade e Organização Espacial (Jobim, 2008). Esquema Corporal: Dá – se pela ciência que a criança adquire sobre seu corpo, pois esse será o ponto central de vivência em sociedade ou tribo.

Autodidata é um adjetivo e substantivo de dois gêneros, utilizado para designar uma pessoa que tem a capacidade de aprender algo por conta própria, sem o auxílio de um professor ou mentor.

b) Estilo Auditivo: Estudantes com estilo auditivo possuem habilidades de conhecer, interpretar e diferenciar os estímulos recebidos pela palavra falada, sons e ruídos, organizando suas ideias, conceitos e abstrações a partir da linguagem falada.

A pessoa com o estilo aural mais aguçado tem a habilidade de aprender ouvindo as informações. Dessa maneira, o indivíduo pode participar de discussões, tentar explicar conceitos, escutar podcasts, fazer leitura em voz alta, escutar gravações de aulas e prestar atenção à explicação do professor.