O que é rol taxativo?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 10 votos

No Direito, considera-se taxativo tudo aquilo que possui delimitação legal. Assim sendo, quando se fala em rol taxativo da ANS, significa dizer que existe uma lista que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) delimita para procedimentos que serão realizados na cobertura de planos de saúde nas operadoras do país.

Segundo a ANS, o rol taxativo é uma lista de procedimentos em saúde, aprovada por meio de resolução da agência e atualizada periodicamente, na qual são incluídos os exames e tratamentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde, conforme a segmentação assistencial do plano.

Na lista atualizada, o rol prevê a cobertura de consulta com nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro obstetra ou obstetriz, clínico geral, neurologista, geriatra, nutrólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, entre outros.

Neste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que esse rol de procedimentos deve ser taxativo e não exemplificativo – o que significa que a lista é apenas uma amostra, podendo se estender a outros procedimentos.

O rol taxativo é aquele em que serão cobertos apenas os procedimentos mencionados no conjunto, não havendo possibilidade de abranger tratamentos similares, mas que não estejam presentes na lista.

O senador Romário (PL-RJ) foi indicado relator da proposta. Antes de ir a votação, esse projeto (PL 2.033/2022) deverá ser tema de debate no Plenário do Senado no dia 23 de agosto.

O Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados que analisou o chamado “rol taxativo” da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) elaborou um projeto de lei (PL 2033/22) mais amplo que a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o assunto, anunciada em junho.

O que muda com o PL que derruba o Rol taxativo da ANS? O Senado aprovou no dia 29 de agosto, o projeto de lei que acaba com o Rol taxativo da ANS. Na prática, o texto obriga os planos de saúde a cobrirem tratamentos e procedimentos fora da lista sugerida pela agência reguladora.

Em julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os ministros votaram a mudança do rol da ANS, que antes era exemplificativo e agora passa a ser taxativo. A decisão ocorreu na 2ª Seção do STJ no dia 08 de junho de 2022, na qual seis ministros foram favoráveis à mudança e três contrários.

A não inclusão do home care no rol de procedimentos da ANS em nada afeta o direito dos beneficiários, nem mesmo o que decidiu o STJ, porque a negativa sempre foi considerada abusiva pelo Judiciário, que reiteradamente aplicou o CDC.

No direito, chamamos de “taxativo” tudo aquilo que é limitado por regulamento ou lei. Assim, rol taxativo da ANS trata-se de uma lista com medicamentos, cirurgias, exames, consultas que devem ser de cobertura obrigatória, assegurando aos beneficiários o acesso à assistência qualificada.

O que é rol taxativo? Desde o dia 8 de junho de 2022, o rol de procedimentos da ANS passou a ser considerado taxativo. O documento é uma lista de procedimentos, exames e tratamentos com cobertura básica pelos planos de saúde. Ou seja, determina a cobertura mínima obrigatória válida para os planos contratados.