O que é região metropolitana?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Uma região metropolitana ou área metropolitana consiste em uma área composta por um núcleo urbano densamente povoado e por suas áreas vizinhas menos povoadas. Este aglomerado urbano partilha indústrias, infraestruturas e habitações.

Região metropolitana pode ser definida como uma área em que muitos municípios se interligam física, política, cultural e economicamente. Vale notar que a mera proximidade de cidades não caracteriza uma região metropolitana.

Para que determinada área seja declarada região metropolitana é preciso o cumprimento de algumas especificações, como o número de habitantes da cidade central (megalópole), que deve ser igual ou superior aos 800 mil.

Na região metropolitana, uma cidade principal (geralmente uma Metrópole) exerce maior influência sobre as outras cidades adjacentes, por exemplo, a cidade de São Paulo e do Rio de janeiro, as mais importantes do Brasil.

Em alguns casos, o crescimento de algumas cidades é tão intenso que elas “encostam” umas nas outras, em um processo chamado de conurbação. Quando duas ou mais cidades se conurbam ou quando o grau de influência e de dependência entre duas cidades vizinhas é muito alto, formam-se as regiões metropolitanas.

Região Sudeste
Com cerca de 10% do território brasileiro, o Sudeste abriga mais de 40% da população e 55% do PIB nacional. É lá que estão três das maiores regiões metropolitanas do País: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Foram criadas por essa lei 9 Regiões Metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Belém. Atualmente, o IBGE reconhece 12 Regiões Metropolitanas no país.

A Região Metropolitana de São Paulo, também conhecida por Grande São Paulo reúne 39 municípios do Estado de São Paulo em intenso processo de conurbação (uma extensa área urbana surgida do encontro ou junção de duas ou mais cidades).

A Região Metropolitana de São Paulo é composta por 39 municípios inseridos no território do Estado de São Paulo. Esses municípios estão organizados em seis sub-regiões e deverão manifestar-se ao longo da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, o PDUI.

A Região Metropolitana de São Paulo é formada por 39 municípios, divididos em 5 sub-regiões: Norte: Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã. Leste: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

As Regiões Metropolitanas são constituídas por agrupamentos de Municípios limítrofes e são instituídas por lei complementar estadual, ou seja, só podem ser compostas por Municípios do próprio Estado.

Com a inclusão das três RM, o Estado de São Paulo passou a ter nove regiões metropolitanas: São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, Piracicaba, Jundiaí e Rio Preto.

O que é Região metropolitana:
São umas cidades em torno da capital, ou seja da principal (metrópole)algumas capitais, como São Paulo, chama´se também de "Grande São Paulo".

O que são as regiões metropolitanas? É um conjunto de cidades vizinhas que se conectaram, geograficamente falando, por meio de um fenômeno chamado conurbação. Elas são marcadas pelo alto grau de urbanização e apresentam elevada densidade demográfica (muitas pessoas para pouco espaço físico).

Segundo dados do IBGE, as cidades-sede das "11 redes metropolitanas de primeiro nível" são as seguintes: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Na hierarquia da região metropolitana a região mais importante diante da hierarquia urbana é o Rio de Janeiro. A população do RJ está concentrada na Região Metropolitana que tem como a mais populosa a cidade do Rio de janeiro sendo seguida de São Gonçalo, Duque de Caxias e de Nova Iguaçu.