O que é recíprocas?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Recíproco significa algo presente numa relação entre duas partes, quando existindo de um lado, existe de igual modo no outro. Ou seja, é algo mútuo. Por exemplo, a expressão "ódio recíproco" significa que “ódio” é o sentimento partilhado por ambas as partes, podendo ser duas pessoas ou dois grupos.

7 dicas para desenvolver a reciprocidade

  1. Ter Empatia. Uma relação equilibrada e saudável é baseada na empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. ...
  2. Gratidão. ...
  3. Saber ouvir. ...
  4. Assuma responsabilidade pelas suas ações. ...
  5. Mantenha um diálogo sempre aberto. ...
  6. O respeito deve sempre estar presente. ...
  7. A última dica: Pratique.

A expressão "a recíproca é verdadeira" é utilizada quando uma pessoa quer demonstrar que sente o mesmo em relação à outra. Por exemplo, quando um amigo diz a uma amiga "a nossa amizade é muito importante para mim", e a amiga pensa o mesmo e quer retribuir as palavras, ela diz "a recíproca é verdadeira".

1 bilateral, mutual, mútua.

Reciprocidade” é uma palavra que representa muito bem a retribuição, o devolver o bem com o bem. Quando se trata de relações humanas, o amor recíproco se mostra como a base fundamental para a criação de laços poderosos, em que há cumplicidade, entrega, apoio e compartilhamento.

Troca de uma coisa por outra coisa idêntica; correspondência, cooperação: uma amizade não existe sem reciprocidade de sentimentos. [Política] Situação em que dois países firmam um acordo de cooperação, fornecendo auxílio ou trocando vantagens entre si: o Brasil e o Chile assinaram contratos comerciais de reciprocidade.

A reciprocidade contribui para a construção de um mundo melhor porque quanto mais vamos praticando-a, mais vamos percebendo que o ideal mesmo é fazer o bem por si só. Isso quer dizer que devemos realizar boas ações, tanto sem olhar a quem, quanto sem esperar receber algo em troca.

É confiar os próprios segredos e a própria vida a quem faz o mesmo por você. Um amor recíproco não é possessivo, ciumento, controlador ou agressivo. Uma pessoa pode acreditar que ama muito alguém. Ela pode ter todos os motivos para amar essa outra pessoa e querer passar toda a vida ao lado dela.

Independente da forma, o amor não correspondido é o amor que nutrimos por alguém que não sente o mesmo por nós. Segundo os especialistas, esse tipo de sentimento pode causar muita dor porque envolve nossos desejos mais profundos e nem sempre é fácil superá-lo.

Ser recíproco se baseia no respeito mútuo, afeto e consideração pelo outro. Ações reais precisam reforçar essa consideração para deixar a outra parte segura. A partir do exemplo fica mais fácil entender o que é a reciprocidade no amor. Trata-se de ouvir o outro e ser ouvido por ele.