O que é recall?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 3 votos

O termo recall, é um termo em inglês, que significa uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo próprio fabricante. Geralmente, isto ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança do produto.

Desta forma, o Recall, ou chamamento, é o procedimento gratuito pelo qual o fornecedor informa o público e/ou eventualmente o convoca para sanar os defeitos encontrados em produtos vendidos ou serviços prestados.

Quando a indústria detecta algum problema de qualidade no produto que já está à venda no mercado e, se esse problema pode resultar em danos físicos ao consumidor, as boas práticas determinam um recall, um chamamento público para que todos os proprietários compareçam à assistência técnica para realizar o reparo ou troca ...

Há duas maneiras de encarar um recall: a primeira, como sinal de falta de cuidado durante o processo de produção, resultando em defeitos que precisam de reparo. A segunda, como ato responsável do fabricante, disposto a sanar falhas às quais um bem industrializado está sujeito.

RECALL JUDICIAL: História do Direito. Instituto que nos EUA, foi preconizado por Roosevelt, em 1912, para que as decisões de juízes e tribunais, negando a aplicação de uma lei inconstitucional, fossem anuladas pelo voto da maioria dos eleitores.

O recall é sempre gratuito e não tem prazo de validade. Confira essas e outras dicas para não ser enrolado e garantir que seu carro não represente um risco. Apesar do nome complicado, o recall é uma convocação para reparo de carros que têm algum defeito de fabricação que possa gerar um risco à saúde ou segurança.

No Brasil, o instituto do recall está previsto no artigo 10 da Lei Federal 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor, que define: Artigo 10 – O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

Airbag estourado tem conserto? Como apresentado acima, o acionamento do airbag rompe a estrutura do painel, volante, entre outras superfícies do veículo com o objetivo de amortecer o impacto durante a colisão. Portanto, airbag estourado não há conserto. Isto é, uma vez acionado, todo o sistema deve ser substituído.

Na Europa, é recomendado que o airbag seja substituído a cada 10 anos, nos Estados Unidos, o prazo sobe para 15 anos. No Brasil, o prazo é dado pelas marcas, mas algumas consideram que a peça tem validade durante toda a vida útil do veículo, desde que nunca seja acionado.

Os clientes deverão entrar em contato com um concessionário para agendar o recall. Será feita a troca do airbag, com o tempo estimado de 2 horas para a realização do serviço.

Para obter as informações mais recentes sobre o status do seu veículo ou qualquer programa de recall da Ford Motor Company Brasil Ltda., entre em contato direto com a concessionária de sua preferência ou com o Centro de Atendimento Ford (CAF).

O recall comunica que algum defeito no veículo foi identificado pela montadora e precisa ser reparado. Muitas vezes, esse problema a ser reparado, se não for consertado, pode acarretar acidentes fatais para os ocupantes do veículo.

Como posso obter mais informações sobre os últimos recalls? Para mais informações sobre os últimos recalls, você pode acessar www.chevrolet.com.br/servicos/recalls/ultimo-recall, ligar para 0800-702-4200 ou enviar um email para recallchevrolet@gm.com.

A palavra recall vem do idioma inglês e significa “chamada de volta” ou, simplesmente, “chamar”. Trata-se de um termo utilizado pelas empresas para indicar que um produto foi lançado com algum defeito de fábrica.