O que é razão social?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Razão social é o nome ou termo registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e oficialmente exerce suas atividades.

Razão social é o nome de registro de uma empresa perante a Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas por meio do qual ela é identificada formalmente no exercício de suas funções. Exemplo de razão social: Louças Brasil LTDA. Esplanada Indústria e Comércio S/A.

A Razão Social é o nome de registro de uma empresa, devidamente oficializado na Junta Comercial. Esse é o nome da pessoa jurídica, que vai aparecer nas documentações e contratos da sua empresa. Por isso, antes de nomear seu negócio, é preciso checar se já existe algum nome similar registrado no sistema.

Existe outro campo que você precisa colocar o termo que vai designar o seu negócio: a razão social. Este termo é basicamente o nome jurídico da empresa, uma de suas principais informações que se tem dela, junto com o seu CNPJ e endereço.

A razão social do MEI, também conhecida como nome empresarial, é formada pelo seu nome + o número do seu CPF, por exemplo, “João da Silva 123.123.123-12”.

Razão Social é a denominação que pode ser visualizada no CNPJ, em contratos, no alvará de funcionamento e em outros documentos oficiais que exigem o uso do nome legal do empreendimento.

Agora, se você quer descobrir a razão social de uma empresa específica, você pode utilizar o CNPJ dela para isso. No site da Receita Federal tem um serviço chamado “ Consulta CNPJ ”. Você digita o CNPJ que deseja consultar e terá acesso à ficha cadastral da empresa, com diversas informações, como: Razão social.

Como escolher razão social e nome fantasia
Para a razão social, um contador pode ajudar, realizando pesquisas sobre empresas que já tenham usado a mesma estrutura ou grafia. Outra opção é realizar a pesquisa na junta comercial ou cartório de registro -- é comum serem cobradas taxas por esse tipo de levantamento.

O nome fantasia de uma empresa é como ela vai ser conhecida ou reconhecida pelo público. É definido na hora da formalização, considerando o mercado e a área de atuação. Já a razão social, é o nome oficial do empreendimento no registro, usada em contratos, Nota Fiscal e documentos oficiais.

Para começar, o nome deve ter uma identificação própria. Pode ser um termo específico, o nome dos sócios ou uma sigla. O importante é que ele comece com algo diferente, portanto uma razão social que seja muito parecida com outra ou com um nome fantasia que já existam não é uma ideia muito boa.

Sim, o MEI (Microempreendedor Individual) pode usar Nome Fantasia, já que a Razão Social (nome empresarial) possui muitas limitações pelo seu formato. Também é importante manter o nome fantasia (nome comercial) porque ele irá diferenciar você no mercado.

Geralmente vem no final e são as siglas EPP (Empresa de Pequeno Porte), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), LTDA (Sociedade Limitada), SA (Sociedade Anônima), por exemplo.

A razão social é a identidade exclusiva que identifica o seu negócio e permite, por exemplo, abrir uma conta digital para CNPJ. Seu estabelecimento também passa a ser reconhecido em todos os âmbitos como sendo uma empresa legalizada, trazendo mais credibilidade para clientes e fornecedores.

A razão social do MEI é composta pelo seu nome completo e CPF e não pode ser alterada, já que é ela que constará em quaisquer documentos oficiais, trâmites burocráticos, solicitações relacionadas ao CNPJ MEI, etc.