O que é contrato social?

Perguntado por: lbaptista9 . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Contrato social, de acordo com o contratualismo, indica uma classe de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as pessoas a formarem Estados e/ou manterem a ordem social.

O contrato social é um documento jurídico que define as relações entre os sócios de uma determinada empresa, bem como os seus compromissos e direitos. Neste documento, também são apresentados o nome da companhia, o ramo de atuação e o endereço da sede.

O Contrato Social é um documento jurídico como a certidão de nascimento de uma empresa. No contrato social que irão constar todos os dados básicos do negócio, como: quem são os sócios, qual o endereço da sede, quais os deveres de cada sócio com o empreendimento e qual o ramo de atuação, entre outras pontos.

Para consultar o contrato social, o passo a passo é bem simples, feito pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo do órgão. Basta ter o CNPJ para ser consultado. Vale lembrar, ainda, que o contrato social pode exigir — na verdade, é importante — a participação de advogados e contadores em sua elaboração.

Como fazer um contrato social?

  1. Descreva quem são os sócios da empresa.
  2. Liste as atividades que serão realizadas.
  3. Especifique a natureza jurídica e o endereço da sede.
  4. Informe a quota de cada sócio, os administradores e o pró-labore.
  5. Inclua como serão feitas a deliberações.

De forma simples, podemos dizer que o contrato social é o documento que certifica a fundação de uma empresa. Ele, juntamente com o cadastro do CNPJ, serve para comprovar a existência do negócio e também fazer a definição básica de algumas informações, como qual o tipo de sociedade a ser formada.

O Contrato Social é o documento que define quem são os sócios, quais os deveres de cada um, qual a porcentagem de participação deles e suas remunerações, por exemplo. Para o MEI comprovar sua inscrição, ele utiliza o CCMEI (Certificado do MEI).

Este documento pode ser elaborado pelos sócios da empresa. Porém, se o sócio não tem experiência com este tipo de documento não é aconselhável que ele faça isso sozinho. O ideal é que o contrato social seja elaborado pelos sócios da sociedade empresária em conjunto com uma consultoria profissional especializada.

Para que seu negócio esteja de acordo com a legislação brasileira, o contrato social deverá ser elaborado e assinado por um advogado o que trará validade jurídica ao documento.

O contrato é um documento muito importante para a formalização de negócios e contratações. Ele registra direitos e deveres das partes envolvidas em alguma transação. Em termos mais jurídicos, falamos do acordo de vontades com o objetivo de criar, alterar ou extinguir um direito.