O que é prosa romântica urbana?

Perguntado por: emello . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

O romance urbano é uma narrativa longa cujo principal espaço de ação dos personagens é a cidade, em oposição ao campo. Nesse sentido, a cultura e os problemas da cidade são evidenciados nesse tipo de narrativa.

- prosa urbana: como o próprio nome já diz, é uma narrativa direcionada à denúncia dos problemas das grandes cidades nos aspectos social e político. Retrata a influência do progresso nociva às relações humanas, pois acarreta em solidão, marginalidade, violência.

O romance urbano tem como característica a preocupação em mostrar as paixões e o comportamento de uma classe social específica. Com suas histórias de amor, os Romance Românticos ganham um público leitor fiel.

Já a prosa é separada em quatro tipos: urbana, cujo enredo se passa no Rio de Janeiro; regionalista, em que o espaço da narrativa é o interior do país; histórica, de ficção atrelada a um fato histórico; e indianista, em que o índio é consagrado herói nacional.

O romance romântico apresenta no Brasil quatro tendências: o romance urbano, o indianista, o regionalista e o histórico.

Vamos, aqui, enume- rar os principais romances urbanos de Alencar, para só, então, lhes falar sobre os mais significativos: Lucíola (1862), Diva (1864), A pata da gazela (1870), Sonhos de ouro (1872), Senhora (1875) e Encarnação (1877).

Tipos de prosa

  • Romance: narrativa longa.
  • Novela: narrativa de tamanho intermediário entre o conto e o romance.
  • Conto: narrativa curta.
  • Crônica narrativa: pequeno relato associado a uma temática atual.
  • Poema narrativo: história escrita em versos.

O livro Memórias de um Sargento de Milícias, publicado em 1852 por Manuel Antônio de Almeida (1831-1861), é considerado a principal obra do estilo Romance Urbano ou de Costumes. A obra é classificada como inovadora para a época, abandona a visão da burguesia urbana e retrata toda a simplicidade do povo.

A linguagem dos autores do Romance Urbano é bastante acessível, sem muitos rebuscamentos. A descrição de cenários e personagens é uma das principais características dos autores românticos, de maneira geral.

A prosa romântica, formatado em texto corrido (e não em versos), é dividida em quatro tipos de romance: o regionalista, o indianista, o urbano e o histórico.

Romance urbano é um tipo de narrativa cujo espaço da ação é a cidade. Ele surgiu, no século XIX, com a publicação do livro “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo. O romance urbano fez grande sucesso no século XIX.

O sentimentalismo também era uma característica da prosa romântica, que sempre tinha histórias de amor. Além da idealização do amor, o romance romântico apresentava a idealização de um herói.