O que e prisma?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Um prisma é o sólido geométrico formado pela união de todos os segmentos de reta congruentes e paralelos a um segmento dado, com uma extremidade nos pontos de um polígono fixo não paralelo a esse. Ou seja, um prisma é um poliedro com duas faces congruentes e paralelas e cujas demais faces são paralelogramos.

Prisma é um sólido geométrico delimitado por faces planas, no qual as bases se situam em planos paralelos. Quanto à inclinação das arestas laterais, os prismas podem ser retos ou oblíquos. Aspectos comuns a estes prismas: As bases são regiões poligonais congruentes.

O prisma é um sólido geométrico estudado na geometria espacial. Ele possui duas bases paralelas e formadas por polígonos, e as suas faces laterais são sempre paralelogramos. O prisma recebe um nome de acordo com o formato da sua base. Se a base for um pentágono, por exemplo, ele será um prisma de base pentagonal.

Há diferentes tipos de prisma, dependendo do formato da sua base. Existem prismas de base triangular, quadrada, quadrangular, pentagonal, hexagonal, entre outros. O prisma pode ser formado por qualquer base, desde que ela seja um polígono.

No total, um prisma tem seis faces e todas são retangulares. Uma característica importante das faces é que cada face encontra outras quatro faces em ângulos retos, ou seja, ângulos de 90 graus. Além disso, as faces opostas em prismas retangulares são as mesmas.

Bases do Prisma
De acordo com o formato das bases, os primas são classificados em: Prisma Triangular: base formada por triângulo. Prisma Quadrangular: base formada por quadrado. Prisma Pentagonal: base formada por pentágono.

Prisma é um poliedro convexo, com faces laterais planas (paralelogramos), além de bases poligonais congruentes (mesmo tamanho e forma) e paralelas. Ele compõe os estudos da geometria espacial. É importante relembrar que poliedro é uma superfície formada por polígonos planos.

Prismas (Definição): são poliedros que possuem faces laterais retangulares e duas bases idênticas e paralelas entre si. Pirâmide (Definição): são poliedros que possuem uma base, suas faces laterais são triangulares e todas as arestas determinadas pelas faces laterais possuem um único vértice em comum.

Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces. Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.

A = 2b(h1 + 2h)

  1. b é a largura da base do prisma e é a mesma medida para a largura da face lateral;
  2. h1 é o comprimento da base do prisma;
  3. h é o comprimento da face lateral.

Classificação dos prismas
Podemos classificar os prismas em: Reto: quando suas arestas laterais formam um ângulo de 90° com o plano que contém as suas bases. Oblíquo quando suas arestas laterais formam um ângulo diferente de 90° com o plano que contém as suas bases.

Prismas são sólidos geométricos que possuem as seguintes características: Bases paralelas são iguais; Arestas laterais iguais e paralelas e que ligam as duas bases Page 5 . Uma diferenciação que podemos fazer em relação aos prismas é classificá-los como retos ou oblíquos.

A área do prisma pode ser calculada pela soma de sua área lateral com as áreas das bases. O processo de cálculo dessas áreas acaba sendo facilitado porque as duas bases de um prisma são iguais, bastando, portanto, calcular a área de uma base e multiplicar o resultado por 2.

O prisma pode ter diferentes bases, logo temos prismas de base triangular, quadrangular, pentagonal, hexagonal, entre outros. O prisma pode ser reto (arestas laterais perpendiculares) ou oblíquo (arestas laterais com inclinação diferente de 90° com a base).

Os paralelepípedos são prismas cujas bases são paralelogramos. O paralelepípedo recebe o nome de paralelepípedo reto ou bloco retangular quando suas bases são retângulos. Se as seis faces de um paralelepípedo forem quadradas, ele receberá o nome de cubo.

Dentro do conjunto de todos os poliedros, existem dois grupos muito importantes: os prismas, que possuem duas bases congruentes e paralelas em planos distintos; e as pirâmides, que possuem apenas uma base poligonal.