O que é preciso para cantar bem?

Perguntado por: unogueira8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 14 votos

Confira a seguir!

  1. Mantenha a musculatura relaxada. Cantar é um procedimento que exige agilidade e flexibilidade muscular. ...
  2. Faça o aquecimento vocal. Sem dúvidas, o aquecimento vocal é uma das melhores dicas para cantar melhor. ...
  3. Estude a música. ...
  4. A postura reta é umas das dicas para cantar melhor. ...
  5. Escute a sua voz.

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

Tecnicamente falando, canta melhor quem possui domínio da voz e canta sem esforço, dominando toda a técnica vocal como, por exemplo, ter controle de suporte, de tons diretos, e com vibratos, trinados e cores vocais, dicção eficiente etc…

Bocejar: essa ação fisiológica é um ótimo método para alongar e “aquecer” as estruturas vocais, além de melhorar a atenção. Se espreguiçar e alongar a região do pescoço também ajuda. Comer uma maçã: elimina as tensões no aparelho fonador, além de limpar o trato vocal e afinar a saliva, por ser altamente adstringente.

O que nos diferencia um do outro é a capacidade de controlar os movimentos que nosso aparelho vocal ─ cordas vocais, boca, lábios, etc.

Bem Estar - Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz.

De acordo com especialistas, qualquer pessoa é capaz de aprender a cantar. Com muito esforço, estudo e prática, até as pessoas mais desafinadas podem aprender a como projetar a voz da melhor forma, a diferenciar as notas musicais, a manter o ritmo, entre outras habilidades.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

Localizadas na laringe, as pregas vocais vibram e transformam o ar em som. São os músculos da laringe que determinam a altura e a duração do som (por consequência, definem as notas cantadas).

Você pode fazer um teste num aplicativo para smartphone chamado Tone Deaf Test o qual verifica sua percepção musical. Após saber como anda sua percepção auditiva, procure um afinador, desses de guitarra mesmo, toque a nota do afinador, cante a nota dada e veja se consegue igualar a nota.

Posição do microfone
Frequentemente, não usar um filtro e posicionar o microfone um pouco mais longe funciona que é uma beleza. Levante a parte de baixo do microfone e aponte seu diafragma para baixo, para que o cantor esteja cantando num ponto abaixo do microfone.

chás de gengibre

Existem várias opções com propriedades medicinais que podem promover a melhora da voz, entre elas os chás de gengibre, mel, própolis e gengibre.

Muitos acreditam que cantar afinado é uma sensação, mas afinação é um dos parâmetros mais bem definidos da música. As melodias que entoamos são compostas por notas musicais com duração definida. A afinação diz respeito a executar acuradamente uma nota musical, com um limiar de desvio muito bem delimitado.

“O que sabemos é que pessoas da mesma família podem apresentar vozes muito parecidas por causa das semelhanças anatômicas. Além da anatomia, a voz depende de fatores culturais e familiares. Todos usam modulação, articulação, respiração e ressonância de jeitos diferentes e isso também faz com que a voz seja única.”