O que é precatório?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Precatórios são formalizações de requisições de pagamento de determinada quantia por beneficiário, devida pela Fazenda Pública, em face de uma condenação judicial definitiva, ou irrecorrível.

Precatório judicial é uma ordem de pagamento expedida pela Justiça para cobrar do governo os valores devidos após uma condenação definitiva. Ou seja: um precatório é emitido quando alguém ganha a causa num processo contra o município, o estado ou a União, além de fundações e autarquias.

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, estados, da União, autarquias, fundações e universidades, o pagamento de valores devidos após condenação judicial definitiva”, essa é a definição do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Quem tem direito a receber? Pessoas que tenham movido uma ação judicial contra o Poder Público e tenham ganhado a causa definitivamente, ou seja, após terem se esgotado todas as possibilidades de recurso, o que é chamado de “trânsito em julgado”.

É uma requisição de pagamento de uma quantia certa feita ao ente público (União, Estado, município, suas autarquias ou fundações), em virtude de decisão judicial definitiva e condenatória, que possibilita à pessoa vitoriosa receber o crédito da condenação.

De acordo com a lei, um precatório federal só é gerado se o resultado da ação judicial for superior a 60 salários mínimos.

O teto para uma requisição de pequeno valor se transformar em um precatório é: 30 salários mínimos para os municípios. 40 salários mínimos para os Estados. 60 salários mínimos para a União.

É possível acompanhar a chegada por meio da consulta existente no portal de precatórios, acessível em: http://rpvprecatorio.trf5.jus.br/. 5. Qual da data de pagamento dos precatórios inscritos para pagamento em 2023?

É necessária a apresentação dos seguintes documentos: (i) procuração concedida ao advogado, no processo de origem do precatório, onde constem poderes específicos para fazer o acordo; (ii) comprovante de que é o titular do crédito em que pretende fazer acordo, o que no caso do credor originário deve ser feito ...

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, estados ou da União, assim como de autarquias e fundações, valores devidos após condenação judicial definitiva. O pagamento de precatórios está previsto na Constituição Federal.

Assim, para saber o valor de face do seu precatório, é necessário solicitar uma cópia desse documento, que pode ser requerida ao seu advogado, na vara em que tramita seu processo de origem, ou, se já tiver sido expedido o precatório ao Tribunal, poderá também conseguir uma cópia junto ao departamento de precatórios.

4 MANEIRAS DE ANTECIPAR O RECEBIMENTO DE SEU PRECATÓRIO

  1. 1 – Lista de pagamento prioritária. Existem algumas regras que determinam o tempo em que um Precatório será pago. ...
  2. 2 – Acordos diretos com ente devedor. ...
  3. 3 – Renúncia de valor para receber por RPV. ...
  4. 4 – Venda de Precatórios.