O que e potencial hidrogeniônico?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Em química, pH é uma escala numérica adimensional utilizada para especificar a acidez ou basicidade de uma solução aquosa. A rigor, o pH é definido como o cologaritmo da atividade de íons hidrônio. Podemos aproximar o cálculo do pH usando a concentração molar o íon hidrônio ao invés da atividade hidrogeniônica.

O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.

pH representa o potencial hidrogeniônico e pOH é o potencial hidroxiliônico das soluções. Tratam-se de escalas logarítmicas utilizadas para medir o caráter ácido e básico de uma amostra. Os valores que as compõem variam de 0 a 14 e foram obtidos a partir do equilíbrio iônico da água.

O pH determina o grau de acidez de uma solução, classificando-a em ácida, básica ou neutra. O pH é uma escala numérica que varia de 0 a 14. O meio ácido possui excesso de íons H3O+ e pH menor do que 7.

Em síntese, os níveis de pH controlam vários processos químicos que acontecem no solo, especificamente a disponibilidade de nutrientes para a planta. Por isso é vital manter níveis adequados para que as plantas atinjam todo o seu potencial.

O pH tem papel importante no funcionamento do organismo, pois atua em etapas metabólicas essenciais. O pH tem grande influência na atividade enzimática, havendo um pH ótimo de funcionamento para uma determinada enzima. Quanto mais próximo ao pH ótimo, maior a atividade enzimática.

Manter o pH do organismo alcalino é extremamente importante para a manutenção da sua saúde, além de preparar seu corpo para uma velhice com menos chances de desenvolvimento de cânceres, osteoporose, entre outras doenças degenerativas que são facilitadas pelo meio ácido devido ao pH baixo.

As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3).

Dessa forma, percebe-se que quanto maior o valor da concentração de H+ ([H+]), menor o valor do pH, ou seja, quanto mais ácida a solução, menor o pH. Definir a acidez em uma escala logarítimica foi muito positivo.

O pH de 7,0, no centro desta escala, é o neutro. O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45. Normalmente, o corpo mantém o pH sanguíneo próximo de 7,40.

Contudo, além da questão da filtragem existe também a do pH, que segundo o Ministério da Saúde, deve estar mantido na faixa de 6,0 a 9,5 para ser considerada propícia ao consumo. Abaixo desta faixa, a água se caracteriza como muito ácida passando a se tornar imprópria à ingestão devido causar problemas de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, o pH ideal da água deve ser mantido entre 6 e 9,5. Além das questões de filtragem e dos aspectos microbiológicos, esse é o padrão considerado adequado para consumo. Isso significa que beber água fora deste padrão (ácida ou alcalina) pode trazer riscos à saúde?

O que torna o solo fértil é o fato do mesmo possuir os nutrientes essenciais em quantidades adequadas e balanceadas para as plantas. Já um solo produtivo é caracterizado por um solo fértil e que também apresenta outros fatores.

O valor de pH de um solo pode ser modificado através do uso de substâncias alcalinas como o calcário, por exemplo. O aparelho que permite medir o pH de solos é denominado de phmetro, é ele que faz a leitura das características ácidas ou básicas.