O que é combustão?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 3 votos

Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância e um gás, geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz. Durante a reação de combustão são formados diversos produtos resultantes da combinação dos átomos dos reagentes.

Pode-se definir a combustão ou queima, como uma reação química envolvendo um material combustível e um material comburente (geralmente o oxigênio), com liberação de energia na forma de calor.

A combustão é uma reação exotérmica que ocorre entre um combustível e um comburente, que é o oxigênio. Alguns exemplos são as queimas de madeira, papel, gasolina, entre outros.

Combustão é uma reação química em que ocorre a oxidação, completa ou incompleta, de um combustível por ação de um comburente, liberando calor.

A combustão é uma reação química exotérmica entre dois regentes, combustível e comburente, em que ocorre liberação de energia na forma de calor. Combustível: É a substância oxidável, responsável por alimentar a combustão.

dióxido de carbono

A combustão completa de qualquer combustível orgânico (que possui átomos de carbono) leva a formação de gás carbônico ou também chamado de dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).

Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz.

A combustão espontânea, como o próprio nome diz, é um tipo de combustão que ocorre sem a colocação de nenhuma fonte inflamável externa para desencadear o incêndio.

Queima, incêndio, cremação são sinônimos que podem ser utilizados para representar o fenômeno químico chamado combustão. Combustão é a reação química na qual são produzidas novas substâncias juntamente com luz e calor (queima da madeira) ou apenas calor (queima do metanol, um tipo de álcool utilizado como combustível).

Uma das condições é a temperatura. Por isso é necessário uma fagulha de fogo para iniciar uma combustão, pois essa fagulha irá aumentar a temperatura de uma pequena parte das substâncias, possibilitando que haja uma reação química entre as substâncias combustível e comburente.

A combustão viva é uma combustão em que se produz chama e, vulgarmente, designa-se por fogo. Neste caso, devido à mistura dos gases inflamados com o ar forma-se a chama. No caso dos sólidos, cuja combustão dá-se à superfície, verifica-se a incandescência a partir da sua ignição e também através da formação de brasas.

Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.

A importância da combustão pode ser aferida pela sua participação na produção total de energia: cerca de 80 % da energia no mundo, inclusive o Brasil, é produzida através de processos de combustão de derivados de petróleo, gás natural, carvão ou biomassa.

Os principais produtos da reação de oxidação são dióxido de carbono (CO2) e vapor de água. A quantidade de calor liberado na reação vai variar conforme o material utilizado como combustível, essa quantidade de calor é chamada de poder calorífero da substância.