O que é poluição?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Por poluição entende-se a introdução pelo homem, direta ou indireta, de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos à saúde humana, aos seres vivos e aos ecossistemas.

Poluição é uma degradação do ambiente que causa efeito nocivo ao meio ambiente e aos seres vivos que ali se desenvolvem. A poluição pode ser causada pelo humano, porém também devido a processos naturais. Existem diferentes tipos de poluição, como a atmosférica, a hídrica, a dos solos, a sonora e a visual.

Ela pode ser causada por elementos físicos, químicos ou biológicos. Exemplos disso são as substâncias jogadas incorretamente, como os agrotóxicos, pesticidas, metais pesados (mercúrio), esgoto, vazamento de petróleo e lixo. Por fim, outros fenômenos que podem ser causados pela poluição hídrica são: Eutrofização.

Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.

Os principais tipos de poluição são: atmosférica, hídrica, dos solos, visual e sonora. Trata-se de problemas socioambientais que prejudicam enormemente a qualidade de vida.

A poluição do ar afeta a água e o clima local
O material particulado pode reduzir a quantidade de radiação solar que atinge a superfície do planeta, afetando a taxa na qual a água evapora e se move para a atmosfera. Também influencia a formação de nuvens e a capacidade de transporte de água.

Consumir alimentos sustentáveis, reciclar corretamente pilhas e baterias, fazer compostagem caseira ou doar medicamentos nos lugares existentes para este fim. Incentivar um modelo mais ecológico de indústria, agricultura e pecuária, entre outras atividades econômicas.

Os poluentes naturais são aqueles que já existem na natureza, por exemplo, o gás carbônico, mas que tem a sua quantidade aumentada devido à ação do homem (antrópica) ou da própria natureza. Os poluentes artificiais são aquelas substâncias produzidas e lançadas na natureza pela ação antrópica.

Elevadas concentrações de poluentes advindos de atividades industriais e do processo de descarga da combustão de veículos automotores, partículas sólidas em suspensão, gotículas de óleo expelidas pelos motores, altas concentrações de CO, CO2 e SO2 e compostos de Flúor e Cloro são algumas das causas da baixa qualidade ...

poluição radioativa

A poluição radioativa é o tipo mais perigoso de poluição. Ela é causada por resíduos de metais radioativos utilizados em usinas de energia nuclear, como o urânio, o plutônio e o cobalto.

Essa alteração no meio ambiente é prejudicial para a saúde dos seres humanos bem como dos outros seres vivos, sendo responsável, por exemplo, pela extinção de várias espécies. Existem diferentes tipos de poluição, dentre os quais podemos citar: atmosférico, hídrico, do solo, sonoro, visual, entre outros.

Alguns dos "vilões" da saúde humana e principais causadores da poluição ambiental são: a poluição do ar (queima de combustíveis fósseis, degradação do solo e das águas, com o uso indiscriminado de agrotóxicos, etc); a poluição sonora; a poluição visual; a radiação nuclear (liberada pelas usinas), entre outras.

1. Evite o uso de descartáveis 2. Priorize refis 3. Compacte embalagens para o descarte 4. Reutilize sempre que possível 5. Prefira produtos a granel

  1. Evite o uso de descartáveis.
  2. Priorize refis.
  3. Compacte embalagens para o descarte.
  4. Reutilize sempre que possível.
  5. Prefira produtos a granel.

Os tipos de poluição que podem ser citados são: poluição atmosférica, poluição das águas, poluição dos solos, poluição sonora e poluição visual.

É fácil citar a indústria do petróleo como principal vilã da poluição. Mas poucos talvez saibam que o segundo lugar nesse ranking pertence à indústria da moda.

Também chamada de poluição atmosférica, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia. Essas substâncias, chamadas de poluentes atmosféricos, provém de fontes naturais (vulcões e neblinas) ou artificiais produzidas pelas atividades humanas.