O que é poligamia?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 11 votos

Poligamia é a união reprodutiva entre três ou mais indivíduos de uma espécie. No reino animal, a poligamia se refere à relação onde os animais mantém mais de um vínculo sexual no período de reprodução. Nos humanos, a poligamia é o casamento ou a união conjugal entre três ou mais pessoas.

1. Multiplicidade simultânea de mulheres para um marido ou de maridos para uma mulher (neste caso diz-se antes poliandria).

Em caso de algum brasileiro contrair um casamento poligâmico, ele poderá responder por crimes, seguindo as leis do Brasil. O Código Penal brasileiro, em seu artigo 235, estabelece que contrair casamento com duas ou mais pessoas ao mesmo tempo é crime de bigamia, sujeito à pena de reclusão de dois a seis anos.

No Brasil, a poligamia foi aceita enquanto união estável entre indivíduos baseados no Art. 5º Inciso X, da intimidade, que respeita as preferencias individuais e, da dignidade humana, a busca de felicidade e realização pessoal.

Apesar da poligamia não ser novidade no mundo, a legislação brasileira ainda não determinou definições concretas sobre a possibilidade de três — ou mais — pessoas oficializarem um relacionamento. “A lei não permite, mas também não proíbe.

Poligamia é um sistema onde o homem tem mais de uma mulher ao mesmo tempo, ou até mesmo, sendo menos comum, onde a mulher tem mais de um marido simultaneamente. Poligamia é um termo de origem grega, que significa muitos casamentos.

Camarões. A poligamia é legal em Camarões. O casamento com mais de duas esposas é visto como símbolo de riqueza e status para os homens e mais praticado nas áreas rurais do país. Diferentemente de outros países, os homens não têm limitação em relação à quantidade de esposas que podem ter.

Hoje, continua a ser adotado em alguns países muçulmanos e em processo de adoção em outros, o costume é regulamentado pelo Alcorão que tolera a poligamia e permite um máximo de 4 esposas. Entre os hindus, o Rig Veda menciona que durante a civilização védica da Índia Antiga, um homem poderia ter mais de uma esposa.

Catar

No Catar, apenas os homens têm direito de ter mais de uma cônjuge. Sob a sharia, o país tem regras e leis restritivas em relação às mulheres. Lá, as cataris só podem se casar com autorização de um homem da família.

O que é o Poliamor:
O poliamorismo é baseado no princípio da poligamia (ou não monogamia), quando existe a possibilidade de se estabelecerem várias relações sexuais e amorosas ao mesmo tempo, com a concordância de todos os envolvidos.

A diferença entre poligamia e poliamor está, principalmente, no consentimento e relações em conjunto. Em um relacionamento do tipo poligâmico existe uma pessoa no centro da união que se relaciona com outras pessoas. Ou seja, uma mulher é casada com outra mas, ao mesmo tempo, mantêm vínculos amorosos com outra pessoa.

Diz-se que é polígamo aquele que é casado ou que mantém relações simultâneas com várias pessoas do sexo oposto. A poligamia é o regime familiar que permite que a pessoa esteja casada com vários indivíduos ao mesmo tempo.

Deste modo, como forma de proteger a família, o fato de que as sociedades ocidentais, geralmente, possuem relacionamentos monogâmicos, e como forma de reforçar a proibição do Código Civil em contrair dois casamentos, o Código Penal criminalizou o casamento com mais de uma pessoa, surgindo, assim, o tipo penal definido ...

O poliamor muitas vezes significa ter diversos relacionamentos sérios ao mesmo tempos. Já os relacionamentos abertos são mais frequentemente associados a pessoas que têm um parceiro principal mas podem ter outros relacionamentos mais casuais, principalmente sexuais, com outras pessoas.

Gênesis: Casado com irmãs, Jacó engravida Lia sem parar e deixa Raquel furiosa.