O que é picles?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Picles são conservas de vegetais em vinagre. Este tratamento produz a fermentação láctica do alimento. É uma fermentação natural, por ação das bactérias do gênero Leuconostoc e Lactobacillus vivus do próprio vegetal. O produto final pode ser ácido acético, ácido láctico, álcool e dióxido de carbono.

É comum acreditar que o picles é um pepino em conserva um pouco mais ácido e picante. A verdade, porém, é que ele pode ser feito de pepino ou de outros tipos de vegetais. Afinal, picles nada mais é do que uma forma de preparar e consumir vegetais.

Afinal, o que é picles? O Picles se trata de uma conserva em vinagre, sal ou os dois, e pode ser feito com outros vegetais além do pepino, como, por exemplo, a cebola, a cenoura, a beterraba, o brócolis, o rabanete e a couve-flor.

Ingredientes para fazer Picles de pepino japonês fatiado: 2 pepinos japoneses. 1 xícara de água (240 mililitros) ½ xícara de vinagre branco.

pekel

Picles (do holandês pekel, pelo inglês pickles) são conservas de vegetais em vinagre.

A obra, chamada Pickle, pertence ao artista Matthew Griffin. Segundo o The Guardian, o alimento acompanha um molho pegajoso e parece fresco desde o dia em que foi instalado.

sabor picante

Picles é um tipo de conserva de sabor picante, muito apreciado no início das refeições, como aperitivo e componente de saladas. Os bons picles são firmes, claros, sem sedimento, com líquido transparente, e têm sabor ácido.

Ajudam a promover o sistema digestivo. – Possuem uma grande concentração de Vitamina C. – Ajudam a absorver ferro. – Reintroduz as bactérias boas para o intestino, tal como Lactobacillus acidophilus (o mesmo do Yogurt Activia), que é extremamente favorável para os diabéticos.

Segundo a empresa, a falta do produto se deve a fatores climáticos como frio e excesso de chuvas, que prejudicaram a produção brasileira de pepino neste ano.

Hoje é Dia dos Picles (do inglês pickles, que por sua vez deriva do holandês pekel) são conservas de vegetais em vinagre. Os produtos mais utilizados são: pepino, cebolinha e a couve flor mas reza a história que foi o pepino o primeiro vegetal a ser transformado em picle!

Para efeito de comparação, o picles desempenha o mesmo papel que a geleia, o chutney e a compota. A diferença é que ele leva vinagre em sua preparação. Cada alimento a ser conservado requer uma quantidade de ingredientes, mas a fórmula básica da conserva consiste em uma mistura de água, vinagre, sal e açúcar.

Transfira os pepinos e a pimenta dedo-de-moça fatiados para o pote de vidro e regue com a mistura de vinagre e açúcar fria. Tampe e leve o pote à geladeira para curtir por pelo menos 12 horas.

A planta-picles, como revela o nome, é uma espécie suculenta que apresenta folhas que lembram pepino tipo picles, sendo perene e de grande valor ornamental. As folhas são espessas, arredondadas e crescem em caules curtos.

Mas, acredite, é possível fazer até picles de ovo (!). Na verdade, o picles nada mais é do que uma conserva de vegetais, ovos ou frutos do mar em vinagre e algum tipo de açúcar. Esses elementos produzem uma fermentação natural no alimento, responsável por preservá-lo por semanas.

O Pepino Conserva Wiscosin SMR 18 também é conhecido pelo seu nome científico: Cucumis sativus.

Os pickles são um alimento imprescindível na culinária indiana. De cenouras a mangas, limões, pimentões vermelhos e verdes, e até mesmo peixe e frango são colocados em conservas pelos indianos.