O que é petróleo?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Petróleo, é uma mistura de substâncias oleosas, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom.

O petróleo é um líquido viscoso, menos denso que a água e formado por uma mistura complexa de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos (compostos cujas moléculas são formadas somente por átomos de carbono e de hidrogênio) associados a pequenas quantidades de outras classes de compostos que contêm nitrogênio, ...

O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, com cheiro característico e, em geral, menos densa que a água e com cor variando entre o negro e o castanho escuro. Embora objeto de muitas discussões no passado, hoje tem-se como certa a sua origem orgânica, sendo uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio.

O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. Esse combustível fóssil é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares.

O petróleo é utilizado, para além de fonte de energia, na produção de diversos bens industriais, como lubrificantes e plásticos. A importância desse recurso está atrelada, em nível mundial, à grande dependência do petróleo no desenvolvimento das atividades humanas, com destaque para a geração de energia.

O petróleo é originado a partir da decomposição de matéria orgânica, especialmente, dos plânctons.

Com importante papel na produção de plásticos, borracha, asfalto, tintas e detergentes, o petróleo é vital para o funcionamento das indústrias. Após a invenção dos motores movidos a gasolina e a diesel, a importância do petróleo disparou.

O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar.

A formação do petróleo é feita pelo processo de decomposição de matéria orgânica como algas, restos vegetais e de animais marinhos ao longo de milhões de anos. Porém, um grupo de cientistas conseguiu imitar esse procedimento um laboratório e gerar esse mesmo processo em minutos.

Os principais contaminantes do petróleo nacional são: enxofre, nitrogênio, oxigênio e metais. A classificação do petróleo, de acordo com os seus constituintes, interessa sobretudo a indústria de refino.

3 - ORIGEM DO PETRÓLEO. O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos.

Bacia de Campos: A Bacia de Campos é a maior e principal bacia petrolífera brasileira. Localizada na região que se estende por todo o litoral do Espírito Santo até o norte do Rio de Janeiro, é responsável por 80% da produção de petróleo no Brasil.

A região do pré-sal na Bacia de Santos concentra mais de 70% da produção de petróleo e gás da Petrobras, com destaque para os seus maiores campos, que são Tupi e Búzios.

A fonte de energia do petróleo é obtida por meio da queima de combustíveis, o que significa que essa matéria-prima não é usada diretamente para gerar energia, mas sim seus derivados. Estes são produzidos nas refinarias de petróleo por meio de um processo chamado “destilação fracionada”.

O Petróleo é a mais importante fonte de energia da atualidade, pois é através dele que se possibilita a realização de inúmeras atividades. Ele é utilizado principalmente na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas.