O que é PEP?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 7 votos

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro do Governo brasileiro, criada em 2003 pelo Ministério da Justiça estabeleceu como meta em 2006 a definição e regulamentação das obrigações do sistema financeiro em relação às Pessoas Politicamente Expostas.

Em termos básicos, uma Pessoa Exposta Politicamente (PEP) é alguém que, por sua posição de destaque ou influência, é mais suscetível a se envolver em suborno ou corrupção.

A PEP – Profilaxia Pós-Exposição – é o uso de medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com ...

Você já deve ter respondido algum questionário on-line, pesquisa de satisfação ou cadastro em banco com a seguinte pergunta: “Você é exposto politicamente?” A sigla PEP, que significa “Pessoa Politicamente Exposta”, costuma gerar bastante confusão sobre quem se enquadra ou não nesta definição.

Pessoas Politicamente Expostas, também conhecidas como PEPs, são indivíduos que passam por um monitoramento especial das suas movimentações financeiras e fiscais, com objetivo de prevenir a corrupção e crimes como lavagem de dinheiro.

Como identificar uma PEP?

  1. Informações fiscais e financeiras;
  2. Envolvimento em fraudes e corrupções;
  3. Participações societárias;
  4. Envolvimento com trabalho escravo;
  5. Financiamento ao terrorismo;
  6. Histórico profissional.

Para acessar o cadastro de PEP, a pessoa obrigada deve acessar o Siscoaf.

A PEP é gratuita e tem duração de 28 dias. Você pode acessar a PEP também pelo canal SPrEP, dentro do aplicativo e-saúdeSP.

Não! A PEP é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco)
Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: Violência sexual; Relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento);

Para combater e prevenir as fraudes financeiras, a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) estabeleceu em 2006 a distinção de uma Pessoa Politicamente Exposta (também conhecida como “PEP”) e o monitoramento de suas atividades financeiras como forma de prevenção à lavagem de dinheiro.

PEP é uma sigla para “Pessoa Politicamente Exposta”.

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP), por outro lado, é uma medida preventiva de urgência que atende indivíduos já expostos ao vírus por diferentes motivos. O tratamento é realizado por meio de dois medicamentos antirretrovirais diários ao longo de 28 dias, de modo a eliminar o HIV.