O que é patrimonio liquido?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 7 votos

O patrimônio líquido ou capital próprio representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento.

Logo, o patrimônio líquido é definido pela diferença entre os ativos e os passivos que uma empresa possui em determinado período. Assim, é possível saber qual é situação financeira do negócio após considerar os descontos. Além de empresas, o patrimônio líquido pode ser relacionado às finanças pessoais.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

O Patrimônio Líquido – PL – é composto pelos subgrupos patrimônio/capital, reservas, lucro ou prejuízos acumulados e ajustes de avaliação patrimonial. Em termos monetários, o PL reflete a situação patrimonial líquida, ou seja, representa a diferença entre o Ativo Real e o Passivo Real.

O patrimônio das entidades pode apresentar 3 (três) formas de situação líquida: 1) positiva, favorável ou superavitária; 2) negativa, desfavorável, deficitária ou passivo a descoberto; ou 3) nula, equilibrada ou compensada.

O índice Preço/Lucro (P/L) é uma medida que compara a cotação de uma empresa com o seu lucro por ação (LPA). Via de regra, ele serve para indicar por quantas vezes o lucro anual dividido por todas as ações que uma empresa tem listada está sendo negociado no mercado.

Lucro líquido é o valor que a empresa realmente ganha, depois de toda dedução de custos, despesas e impostos que são pagos para manter um negócio funcionando. Para calcular o lucro liquido é necessário seguir a ordem: Lucro líquido = Receita total – Custos Totais – Despesas Totais – Impostos.

Resumo sobre as contas do patrimônio líquido inseridas no Balanço Patrimonial, exceto as reservas de lucro.

Portanto, o patrimônio líquido é aumentado pelas receitas e diminuído pelas despesas. Para os gestores, é importante saber o quanto a empresa ganhou e como ela ganhou.

Por definição, ativos são itens que podem ser transformados em dinheiro. Ou seja, tratam-se de aplicações financeiras e outros bens, como casas, carros, ações ou participações em empresas, o estoque dessas empresas, e assim por diante.

Contas que compõem o patrimônio líquido

  • Capital social. ...
  • Reservas de capital. ...
  • Ajustes de avaliação patrimonial. ...
  • Reservas de lucros. ...
  • Ações em tesouraria. ...
  • Lucros e prejuízos acumulados.

O conceito corresponde às dívidas, incluindo os empréstimos e as contas por vencer. Portanto, o que diminui o PL são os passivos.

Os componentes do Patrimônio são os Bens, Direitos e Obrigações. Enquanto os bens e direitos são considerados ativos, as obrigações são consideradas o passivo de uma entidade.