O que é pangea?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Designa-se por Pangeia o continente que, descrito pela deriva continental, existiu entre 200 a 540 milhões de anos, durante a era Paleozoica, segundo estudos.

De acordo com essa teoria, em determinada época, há centenas de milhões de anos, todos os continentes formavam um só bloco, a Pangeia (do grego, pan = toda e geo = terra). Ao longo de milhões de anos, com o movimento das placas tectônicas, a Pangeia dividiu-se inicialmente em duas partes: Gondwana e Laurásia.

A causa da separação dos continentes foi a movimentação das placas tectônicas. Devido à deriva continental (teoria proposta anteriormente também por Wegener), as placas se afastaram umas das outras.

Mas um estudo recente publicado por um dos autores da teoria formulada nos anos 80 defende que depois de Rondínia e Columbia e antes de Pangeia existiu ainda um outro supercontinente, batizado de Panótia, descrito pela primeira vez em 1997.

Os cinodontes habitavam uma área tropical da Pangeia, onde as chuvas semelhantes às monções caíam duas vezes por ano. No Norte, os procolofonídeos viviam em regiões temperadas, onde chovia apenas uma vez por ano.

A separação da Pangeia foi consequência da movimentação das placas tectônicas, que se afastaram umas das outras devido a deriva continental (ideia proposta anteriormente por Wegener). A princípio a Pangeia se separou em dois grandes continentes, o do Sul que foi chamado de Gondwana e o do Norte Laurásia.

Laurásia e Gondwana
Segundo a teoria da deriva continental, o supercontinente Pangeia dividiu-se há cerca de 225 - 200 milhões de anos, tendo-se posteriormente fragmentado até produzir os continentes atualmente existentes.

Além dos breves relatos na "tabela das nações" de Gênesis, o nome do patriarca é mencionado também no livro de I Crônicas. A divisão dos continentes se deu por colapso no movimento de rotação da terra causado pela inversão magnética polar. Naquele tempo o planeta girava para a esquerda com o sol nascendo a oeste.

Se em um período o país teve regiões cobertas por geleiras, milhões de anos depois foi o contrário: o Brasil era um grande deserto. Ele estava localizado bem no meio de um bloco gigante chamado Gondwana, que reunia o que hoje é a América do Sul, a África, a Oceania, a Antártida e alguns países do Sul da Ásia.

Pangeia era uma enorme massa de terra continental banhada por um único oceano que começou a se fragmentar há 230 milhões de anos e deu origem aos atuais continentes. Configuração do supercontinente Pangeia na era Paleozoica. Suas terras eram banhadas pelo oceano pantalássico.

Daqui a cerca de 250 milhões de anos, os continentes da Terra podem se unir mais uma vez em um novo supercontinente: Pangeia Última. Nesse possível cenário, formulado por Christopher Scotese, diretor do Projeto Paleomap, o Oceano Atlântico quase desaparece e é reduzido a um modesto mar interior.

Considera-se que o planeta Terra possui seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A definição do termo continente não é um consenso entre os geógrafos.

A existência de Pangeia foi sugerida pela primeira vez no início do século XX pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, o que criou uma gigante polêmica entre a classe científica da época.

Quando o Triássico terminou, os dinossauros já dominavam a Pangeia. Como havia um só continente, os dinossauros desse período, como o allosaurus, ocuparam toda a Terra.

De acordo com essa teoria, os continentes terrestres formavam, há mais de 200 milhões de anos, uma massa única chamada Pangeia. Esse bloco continental era banhado pelo oceano denominado Pantalassa. A Pangeia se fragmentou e deu origem a dois continentes: Laurásia e Gondwana.