O que é paisagem urbana Geografia?

Perguntado por: lapolinario9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

A Paisagem Urbana. Nas grandes metrópoles, a paisagem urbana é composta por trânsitos de carros, fluxo de pedestres, indústrias, edifícios, construções, poluição sonora, visual e principalmente o ar.

Casas, grandes edifícios, pontes, viadutos, ruas, avenidas, ciclofaixas, trânsito de pedestres e veículos, construções considerados patrimônio histórico, monumentos, parques urbanos, hospitais, escolas, poluição sonora, visual e do ar são alguns dos elementos que compõem a paisagem urbana.

Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

Grandes edifícios, trânsito de pedestres e veículos, poluição sonora, visual e principalmente do ar, são os componentes das paisagens urbanas. Neste local o clima difere consideravelmente do ambiente natural, pois existe uma maior concentração de poluentes, o que pode provocar diversas doenças à população.

As paisagens rurais compreendem áreas bem geridas e áreas degradadas ou abandonadas que podem ser reutilizadas ou recuperadas. Podem ser espaços rurais extensos, áreas periurbanas, assim como pequenos espaços dentro de áreas construídas.

Quando uma determinada área é formada apenas pelos elementos da natureza, falamos de uma paisagem natural, mas quando ela apresenta alguma intervenção humana, então falamos de paisagem cultural, também chamada de “paisagem humanizada” ou de “paisagem geográfica”.

As paisagens naturais são compostas de elementos da natureza que não foram alterados pela ação humana. As cidades, os grandes aglomerados urbanos e até mesmo as plantações agrícolas nas zonas rurais podem ser apontadas como exemplos de paisagens culturais, uma vez que sofreram intervenção humana.

A representação urbana se caracterizará quando o sujeito interpretante “for capaz de produzir sobre os signos que povoam a cidade, um juízo perceptivo que o encaminhe para uma ação crítica e interveniente sobre o urbano” (FERRARA, 1993, p. 260).

Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.

O meio urbano tem características específicas que contrastam com o meio rural, como por exemplo: densidade populacional, infra-estrutura moderna (vias públicas, transportes, escolas, hospitais etc.), áreas residenciais, comerciais e industriais, opções de lazer e entretenimento, ofertas culturais, hábitos particulares ...

Proporciona mais lazer e convívio social
Como você pode ver, é possível, sim, ter uma boa qualidade de vida morando na cidade ao estar próximo da natureza. Cada vez mais as pessoas sabem da importância da natureza urbana, optando por moradias que estejam localizadas em bairros mais arborizados e com áreas verdes.