O que é ovulação?

Perguntado por: dsilveira6 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Conforme já explicado, a ovulação nada mais é do que o processo que ocorre, normalmente uma vez a cada ciclo menstrual, através das alterações hormonais que estimulam o ovário a liberar um óvulo. É este o período fértil em que a mulher consegue engravidar se um espermatozoide fertilizar seu óvulo.

É possível engravidar em qualquer momento do mês.
O dia anterior à ovulação e o dia da ovulação em si são os seus dois dias mais férteis. Depois que o óvulo se for (normalmente um dia após a ovulação), você não poderá engravidar até depois que o próximo ciclo menstrual inicie.

Quanto tempo dura a ovulação? A ovulação dura 12 a 48 horas. A mulher é potencialmente fértil por até sete dias e talvez até 10 dias, de acordo com os estudos mais otimistas.

Essas irritações causam dores intensas em pontada no baixo-ventre (cólica), que podem ser acompanhadas de outros sintomas: sensação de peso, secreção clara e, eventualmente, sanguínea, podendo durar até 72 horas¹,². Esse quadro doloroso pode ser sentido tanto no lado esquerdo da região abdominal quando do direito4.

A ovulação é o processo definido pela liberação do óvulo por um dos ovários, enquanto o período fértil é o intervalo em que a mulher tem mais chance de engravidar. Eles são importantes para a gravidez natural e para a reprodução assistida.

A posição sexual interfere na concepção? As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários.

Não fique preocupada, porque o dia da liberação do óvulo voltará a aumentar. Alguns dias depois de que a ovulação aconteceu, a temperatura voltará a ser igual àquela do período pré-ovulatório. Se ela não descer, é provável que você esteja grávida.

Na maioria das mulheres, a duração do tempo entre a ovulação (quando o óvulo é liberado do ovário) e a menstruação fica entre 12 e 16 dias (a chamada fase lútea).

Muitas mulheres nem percebem, mas o colo do útero, que fica no começo da nossa cavidade pélvica, sofre algumas alterações durante o período de ovulação. Ele se torna mais aberto e macio, além de ficar mais molhado por causa das secreções vaginais.

O teste é feito da mesma forma que o teste de gravidez. A mulher colhe a urina em um potinho e introduz o teste até a marca máxima, e pode efetuar a leitura em 5 minutos. O melhor horário para se fazer o teste de ovulação é entre as 15 e 19 horas, pois é quando o pico de LH se dá com maior intensidade.

Os exames que podem ser necessários para medir a fertilidade feminina são: dosagem hormonal, ultrassom transvaginal, histerossalpingografia e histeroscopia. Também pode ser solicitada uma avaliação genética para analisar os cromossomos.