O que é o senso moral?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 20 de julho de 2023
3.9 / 5 2 votos

Senso moral é o que caracteriza o sentimento que condiz com a moralidade, de acordo com os valores morais (o bem e o mal, o certo e o errado, etc) presentes em uma determinada sociedade.

SENSO MORAL - em termos simples, o Senso Moral está relacionado ao sentimento de amor ao próximo. Exemplo: quando você fica indignado com notícias sobre violência doméstica, você está usando o Senso Moral. CONSCIÊNCIA MORAL - aqui, ocorre o uso do discernimento, da razão.

Segundo Chauí, podemos dizer que o Senso Moral é a maneira como avaliamos nossa situação e a dos outros segundo ideias como a de justiça, injustiça, bom e mau. Trata-se dos sentimentos morais.

O senso e a consciência moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Dizem respeito às relações que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida intersubjetiva.

Ela afirma: “Consciência moral é o sentir no interior do qual a hierarquia de nossos impulsos nos vem à consciência”. (Nachlass/FP 1883, 15 [51], KSA 10.493). A definição se assenta sobre a ideia de que alguma coisa “vem à consciência [Bewusstsein]“ no interior de um “sentir”.

Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. Ser Ético nada mais é do que agir direito, proceder bem sem prejudicar os outros.

A função social da moral consiste na regulação das relações entre os homens visando manter e garantir uma determinada ordem social, ou seja, regular as ações dos indivíduos nas suas ações mútuas, ou as do indivíduo com a comunidade, visando preservar a sociedade no seu conjunto e a integridade de um grupo social (p.

Resposta: SENSO MORAL - em termos simples, o Senso Moral está relacionado ao sentimento de amor ao próximo. Exemplo: quando você fica indignado com notícias sobre violência doméstica, você está usando o Senso Moral. CONSCIÊNCIA MORAL - aqui, ocorre o uso do discernimento, da razão.

Assim, esses valores servem como uma bússola moral para a orientação das ações, o chamado senso moral - um sentido capaz de gerar sentimentos positivos (admiração, felicidade, orgulho) e negativos (culpa, vergonha, tristeza).

O senso e a consciência morais têm como pressuposto fundamental a ideia de liberdade do agente. Porque os sentimentos e as ações morais dependem de nós mesmos, que nascem de nossa capacidade de avaliar e decidir por nós mesmos e não levados por outros ou obrigados por eles.