O que é falta de procrastinação?

Perguntado por: uquarteira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 18 votos

A procrastinação não é apenas falta de tempo, mas sim, a sua dificuldade em administrar as emoções. Quando você deixa de realizar uma tarefa porque não está se sentindo inspirado e animado, por exemplo, você está apenas contornando o problema, e não resolvendo ele.

A procrastinação pode ser uma inimiga da rotina para quem não consegue fugir dela. Adiar as tarefas é contraprodutivo quando se quer otimizar o tempo e tirar o máximo de um dia.

O procrastinador, cuja causa é psicológica, costuma adiar as tarefas por questões mentais, como transtornos de ansiedade. A falta de autoestima e segurança também é um problema que afeta a realização das atividades, uma vez que o indivíduo evita concluir algo para não ser avaliado pela entrega.

Ou seja: deixar pra depois, postergar aquilo que deve ser feito. Por exemplo: se você precisa entregar um relatório no trabalho e já possui todas as informações que precisa para realizar a tarefa, mas por desânimo ou preguiça de começar deixa para fazer depois, saiba que está procrastinando.

Quais são os tipos de procrastinação?

  • O procrastinador perfeccionista neurótico.
  • O procrastinador sonhador.
  • O procrastinador preocupado.
  • O procrastinador rebelde.
  • O procrastinador dramático.
  • O procrastinador ocupado.

O primeiro passo é diferenciar o sentimento da preguiça – que acontece quando há falta de vontade ou motivação para as atividades diárias, enquanto a procrastinação te faz colocar determinadas tarefas em detrimento de outras.

Embora pareça que eles procrastinam por má gestão do tempo, preguiça, stress ou desorganização, a procrastinação acontece por uma fragilidade na auto-regulação das emoções e do humor, um problema comum no TDAH.

Sintomas de Procrastinação:

  1. Não fazer as tarefas que precisam ser feitas.
  2. Deixar sempre para fazer depois.
  3. Sensação de que tem muitas coisas para fazer, mas não consegue concluir nada.
  4. Sentimento de culpa por não fazer.
  5. Sensação de alívio ao deixar para depois uma tarefa que deve ser feita agora.

Como deixar de procrastinar em 4 passos

  1. 1 – Reconheça que está procrastinando. ...
  2. 2 – Comece a usar técnicas antiprocrastinação. ...
  3. 3 – Crie pequenos rituais. ...
  4. 4 – Aumente a sua motivação.

Sim, existe remédio para combater estes hábitos tão incômodos da nossa vida. Não estamos falando do consumo de alimentos saudáveis, uso de medicamentos naturais ou não, apesar que em muitos casos há uma necessidade latente de seu uso, como forma de maximizar a produtividade e sanar alguma necessidade física da pessoa.

O que é Procrastinar:
Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.

Não saber exatamente o que você tem que fazer e quais são as suas prioridades no momento pode levar a procrastinação. Assim, criar uma lista de tarefas pode ser uma boa saída para evitar que tudo fique para depois. Nesse sentido, é possível fazer uma enumeração semanal e uma diária.

A procrastinação refere-se ao atraso desnecessário e irracional de uma tarefa ou tomada de decisão acompanhado de desconforto psicológico e emoções negativas, como culpa e insatisfação (Basco, 2010; Ellis & Knaus, 1977; Haghbin, McCaffrey, & Pychyl, 2012).

O profissional mais indicado para esse tipo de tratamento seria o Psicólogo e em alguns casos você também precisará procurar um psiquiatra. Espero ter ajudado! Procrastinação está ligada ao desânimo em realizar tarefas, ir atrás de conquistas, etc...

Um estudo publicado na revista científica Social and Personality Psychology Compass defende que a procrastinação é causada por uma falha na auto-regulação e na regulação emocional. Isso significa que, quando há tarefas que nos causam mau humor, nós tendemos a tentar “consertar” o humor ao invés de realizar a tarefa.

O hábito da procrastinação causa angústia e mal-estar constantes. A sensação de não conseguir atender a todas as demandas pode nos causar uma sensação de sobrecarga, gerando estresse e ansiedade. O estresse e a ansiedade, por sua vez, podem ocasionar uma baixa de imunidade e até depressão, comprometendo a sua saúde.