Como identificar um homem narcisista no relacionamento?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Estão sempre precisando de aprovação geral, então gostam de serem elogiados o tempo todo – além de acreditarem serem únicos, demandando uma admiração excessiva e até um tratamento especial”, diz Danielle. Mas, não só: uma pessoa narcisista também busca inferiorizar outras e, geralmente, tem dificuldade em sentir.

Os narcisistas são pessoas que descartam facilmente a opinião da outra pessoa. Assim, quando o cônjuge fala que se sente mal com algo que ele está falando, o narcisista não se culpa, apenas diz que o outro não deveria se sentir assim, ou que fala para o crescimento, fortalecimento”, explica Lala.

A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.

Os narcisistas costumam responder de modo negativo até mesmo às críticas construtivas, pois a autoestima deles é bastante frágil. Seu cônjuge pode ficar bastante nervoso ao ser criticado, muitas vezes evitando demonstrações de afeto e carinho depois de não receber exatamente o que queria.

Adoram falar sobre si mesmos
Veja se eles querem falar ou ouvir. Um narcisista adora falar sobre si mesmo de forma exagerada e empolgada. Se eles dominam a conversa toda vez que você fala sobre algo, então esse é um forte sinal de narcisismo.

O fato é que sim, o narcisista sente saudade depois que você vai embora, só que ele não sente a sua falta como pessoa. A razão pela qual o narcisista sente saudade é porque você efetivamente não é mais fonte de suprimento para ele. Além disso, o narcisista não tem controle sobre o término, mas você tem.

Pontos fracos de um narcisista: o medo de ficar sozinho. Essa não seria apenas uma das maiores fraquezas de um narcisista, mas também seu medo capital: a solidão. Um narcisista precisa das vítimas. É como o predador que se move em busca de uma presa para se alimentar.

A pessoa narcisista, geralmente, possui uma postura arrogante e insolente em relação aos outros. Por conta disso, são vistos como pessoas com dificuldade em sentir empatia. Eles estão preocupados demais com os próprios problemas para demonstrar empatia ao próximo.

Os narcisistas são capazes de amar e agir de maneira amorosa, mas isso tende a ser condicional, pois as demonstrações de amor dependem do que você pode dar a eles em troca. Para pessoas com transtorno de personalidade narcisista, os relacionamentos tendem a ser transacionais.

O narcisista tem um ego ferido e o sofrimento que causam é uma projeção do sofrimento interior e das feridas que evitam. Seu maior medo é ser considerado louco, ou seja, fraco, e é por isso que eles sentem prazer em fazer os outros se sentirem assim.

Em um relacionamento, narcisistas criticam e cobram o cônjuge constantemente, desejando sempre maior dedicação e perfeição, ou seja, o seu ideal de amor. Elas manipulam o sentimento de culpa do outro e fazem com que a vítima pense que "está falhando" no relacionamento.

Como identificar um narcisista: sintomas do transtorno de personalidade narcisista

  1. Sensação de grandiosidade. ...
  2. Necessidade excessiva de atenção. ...
  3. Mentiras. ...
  4. Comportamento de vítima. ...
  5. Preocupações com coisas pequenas. ...
  6. Inveja. ...
  7. Falta de empatia ou empatia reduzida. ...
  8. Dificuldade de aceitar críticas.

Esse tipo de relacionamento é rápido e cruel, ou seja, os narcisistas encantam, desarmam e sujeitam os parceiros a abusos, muitas vezes de forma bastante aberta, como forma de se defender contra a menor lesão e situações de ameaça ao ego.

Assim, pais narcisistas podem:
- Nunca elogiar e sempre criticar e apontar defeitos para se sentir melhor; - Demonstrar inveja diante das conquistas dos filhos; - Usar os filhos para promover seus próprios interesses; - Serem agressivos quando contrariados pelos filhos (sejam crianças, adolescentes ou adultos);

Na etapa da Desvalorização o Narcisista adota uma frieza emocional. Aos poucos ele vai se separando emocionalmente da vítima, distanciando-se e alterando o comportamento mesmo sem nenhum motivo aparente. Diante disso, a vítima fica totalmente perdida, sem entender o motivo de tanta mudança.