Qual é a raiz da procrastinação?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

O procrastinador, cuja causa é psicológica, costuma adiar as tarefas por questões mentais, como transtornos de ansiedade. A falta de autoestima e segurança também é um problema que afeta a realização das atividades, uma vez que o indivíduo evita concluir algo para não ser avaliado pela entrega.

Nos casos leves, a procrastinação pode ser originada do julgamento equivocado de uma tarefa. Por exemplo, um estudante universitário pode acreditar que um trabalho não é tão complexo assim e deixar para iniciá-lo nos dias mais próximos do prazo de entrega. Quando percebe que a tarefa é sim complicada, é tarde demais.

A procrastinação refere-se ao atraso desnecessário e irracional de uma tarefa ou tomada de decisão acompanhado de desconforto psicológico e emoções negativas, como culpa e insatisfação (Basco, 2010; Ellis & Knaus, 1977; Haghbin, McCaffrey, & Pychyl, 2012).

A nossa tomada de decisões, particularmente aquelas relacionadas à procrastinação, é em grande parte orquestrada pelo córtex pré-frontal, uma região do cérebro responsável por funções executivas, como planejamento, foco, impulsividade e tomada de decisão.

Segundo a neurociência, a procrastinação é uma decisão consciente e intencional do cérebro, que sempre prefere recompensas imediatas.

Sim, existe remédio para combater estes hábitos tão incômodos da nossa vida. Não estamos falando do consumo de alimentos saudáveis, uso de medicamentos naturais ou não, apesar que em muitos casos há uma necessidade latente de seu uso, como forma de maximizar a produtividade e sanar alguma necessidade física da pessoa.

Embora pareça que eles procrastinam por má gestão do tempo, preguiça, stress ou desorganização, a procrastinação acontece por uma fragilidade na auto-regulação das emoções e do humor, um problema comum no TDAH.

Fazer um pequeno primeiro movimento é uma estratégia apoiada pela ciência para vencer a procrastinação. O truque é definir uma meta baixa, “tão baixa que o hedonista em você, que prefere se sentir bem agora e lidar com coisas reais depois, não vai se negar”, resume o Quartz.

Quando a procrastinação é sintoma de uma doença
A procrastinação pode mascarar problemas piores, como baixa autoestima ou até depressão. Nesse caso, a procrastinação é um sintoma de uma doença silenciosa e que pode gerar riscos de outras doenças físicas e emocionais.

Como parar de procrastinar

  1. Descubra o que te motiva. Encontrar motivação é o primeiro passo para deixar a procrastinação de lado e dar o melhor para atingir seus objetivos de vida. ...
  2. Livre-se das distrações. ...
  3. Crie (e cumpra!) ...
  4. Divida metas em pequenas tarefas. ...
  5. Mensure seu tempo de estudos. ...
  6. Dê recompensas a si mesmo.

Se as tarefas maiores te fazem procrastinar, Thais sugere quebrá-las em menores, algo que aproxima “temporalmente” a recompensa. Mesmo que não seja esse o gatilho da sua procrastinação, descubra o que é e mude a forma com que faz as coisas. Com consistência e regularidade, criará um hábito favorável à produtividade.