O que e o prepucio?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 17 votos

O pênis possui uma pele que cobre a glande (cabeça do pênis). Essa pele se chama prepúcio e em muitos casos ela pode ser acometida por problemas.

Hoje, estima-se que um em cada sete adultos no mundo seja circuncisado por diferentes razões. Homens circuncidados tem mais facilidade de fazer a higiene, menos chances de contrair infecções e doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, os médicos recomendam a retirada do prepúcio somente em casos em que a fimose.

Postectomia ou circuncisão é uma técnica cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio (excesso de pele que recobre o pênis), a fim de melhorar sua higiene íntima e o desempenho sexual. Também chamada de cirurgia de fimose, é indicada quando outros tratamentos, como o uso de pomadas, não ajudam no descolamento da pele.

Sob anestesia geral ou anestesia local é realizada uma incisão sobre o prepúcio e sobre a mucosa, abrangendo também o freio peniano, e é removido o excesso de prepúcio, permitindo assim uma exposição completa da glande.

Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.

É boa idéia checar com o urologista a causa das suas dificuldades. Além disso, recomenda-se deixar a glande exposta por algumas horas (por exemplo, no quarto, à noite) e, na hora do banho, fazer uma massagem bem leve com uma esponja na região.

aumento do risco de infecção urinária; dor nas relações sexuais; maior propensão a ter uma DST, HPV ou câncer de pênis; maior risco de desenvolver uma parafimose, que é quando o prepúcio fica preso e não volta a recobrir a glande.

Então, respondendo a pergunta do título: Não,nem todo excesso de pele do pênis precisará ser retirado, a princípio se essa pele (o prepúcio) não forma uma fimose (é fechada demais ou forma um anel), não é obrigatório que ela seja retirada.

Entre 10 a 14 dias o pênis começa a desinchar e os pontos vão se soltando. É recomendado repouso, não molhar o curativo, fazer compressas frias na região e trocar o curativo somente no dia seguinte a operação.

O pênis possui uma pele que cobre a glande (cabeça do pênis). Essa pele se chama prepúcio e em muitos casos ela pode ser acometida por problemas. Pacientes que apresentam excesso de pele peniana e não conseguem expor a glande são portadores de fimose.

Após o nascimento e com o passar do tempo, o prepúcio começa lentamente a separar-se da glande. Por volta dos dez anos o prepúcio está totalmente separado.

Durante ou logo após o banho, quando a pele está mais humedecida e flexível, os pais devem fazer uma retração leve do prepúcio (puxar a pelezinha). Devem fazê-lo até onde conseguirem sem nunca forçar! É frequente notarem um aperto a toda a volta, o chamado anel prepucial.

Como identificar a fimose? Só existe uma maneira de identificar a fimose, que é tentando retrair manualmente a pele do prepúcio. Caso não seja possível, é necessário recorrer a uma consulta médica para avaliação de grau e tratamento.