O que é o oposto do ego?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

O contrário de ego é: 1. nós , grupo , coletividade , alo , conjunto , outro . comedimento , despretensão , humildade , simplicidade , modéstia .

Contrário a ego”|3|. Enquanto o ego é a instância individual, a alteridade leva-nos ao reconhecimento do coletivo. Nesse sentido, é a alteridade que pode garantir a coesão social, por exemplo.

Na psicologia o conceito de ego faz referência ao centro da pessoa, isso é, o “eu”. O conceito de ego, id, superego e alterego foram criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana.

1 eu, individualidade, personalidade. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Apreço excessivo pela própria pessoa: 2 egolatria, egomania, egotismo.

Pessoa que não tem amor-próprio, se importa mais com as pessoas do que com a si mesmo, Exemplo de uso da palavra Ego baixo: Ao invés de pensar na própria situação, pensa na dos outros, pois tem ego baixo.

O altruísmo, denominado desta maneira em 1830 pelo filósofo Francês Augusto Comte, é caracterizado pelas atitudes que um indivíduo dedica para o bem do outro. Também oposto ao egocentrismo, o altruísmo teve seus valores estimulados no próprio cristianismo e em outras religiões, mas não depende delas para ser praticado.

O Ego é desenvolvido a partir do nosso Id e tem o intuito de tornar nossos impulsos efetivos, como se fosse nosso princípio de realidade. O Superego é a parte moral da mente humana e age de acordo com os valores da sociedade em que vivemos.

Ego é a consciência, o “eu de cada um”, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo.

Um ego forte, na concepção freudiana, é aquele que se constrói na busca pelo equilíbrio do id e superego. Não ignora ou empodera, em demasia, nenhum dos impulsos. A tarefa não é fácil e, sem dúvida, representa um propósito a ser desenvolvido pela vida toda.

Uma pessoa de ego inflado é aquela que se vangloria o tempo todo, que é autoconfiante em excesso, que se acha melhor do que todo mundo e que não aceita ser questionada, pois, é claro, está sempre certa.

O ego é a principal instância psíquica que estrutura a nossa personalidade. Ele se constitui a partir da interação entre o sujeito e a realidade. O ego foi nomeado por Freud como o princípio da realidade. O ego é o centro da nossa personalidade que precisa se ajustar à instintualidade do id.

O Superego é a censura, a culpa e o medo da punição. Pode ser visto como uma instância reguladora. A moral, a ética, a noção de certo e errado e todas as imposições sociais se internalizam no Superego.

Via de regra, quando o ego é exagerado ele se torna prejudicial, pois a pessoa perde a visão sistêmica, deixa de entender a dinâmica do todo, de perceber que não está só, que todas as ações têm consequências e, com as escolhas voltadas apenas para si mesma e para o benefício próprio, ela deixa de ter os melhores ...

As pessoas orgulhosas ou egoístas têm um ego exacerbado, ou seja, pensam demais em si mesmas e na própria imagem, desconsiderando o sentimento alheio. Consideram-se merecedoras de tudo e levam toda questão para o lado pessoal. Além disso, tendem a ser intolerantes com quem é ou pensa diferente.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 3 dicas para controlar o ego e parar de pensar tanto:

  1. 1) Seja gentil cinco vezes por dia, uma vez por semana, por um mês e meio. Estudos mostram que nos sentimos melhor quando fazemos o bem. ...
  2. 2) Pratique a gratidão. ...
  3. 3) Assuma a responsabilidade.