Quais os benefícios da saudade?

Perguntado por: snascimento . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os benefícios da saudade não reverberam apenas no indivíduo, mas trazem também uma sensação de conexão social. Os respectivos estudos apontam que o sentimento de PERTENCIMENTO se aflora quando resgatamos boas memórias com pessoas amadas e nos conectamos mais com o próprio passado.

O que a psicologia diz sobre a saudade? Especialistas destacam que a saudade também pode gerar distúrbios como a ansiedade e depressão na vida das pessoas. Principalmente quando essas são reprimidas ou sentem a falta de uma pessoa que partiu.

A ciência já aponta que podemos sentir saudade de pessoas, pois os nossos corpos produzem certas substâncias químicas, como hormônios e neurotransmissores, que causam bem-estar e nos ajudam a formar laços afetivos para que possamos manter relações.

Quando estamos saudosos, alguns sintomas são clássicos: rompantes de irritação, picos de tristeza e apatia, episódios de mania, dificuldades para dormir e para se alimentar e um mal estar generalizado. Isso porque a produção daqueles hormônios que nos faziam bem (até demais!)

Portanto a saudade pode ser um misto de emoções boas ou ruins", explica, em entrevista, a psicóloga Luciana Voos. Sobre "diferentes saudades", a psicóloga acrescenta: "A saudade costuma ser vista como um sentimento ruim. Mas é importante lembrar que só deixa saudades aquilo que teve importância e valor em nossas vidas.

Sentir saudade faz bem para a saúde
Por isso, ela pode ser importante para dar uma sensação de auto continuidade, ajudando a criar uma narrativa de sentido para a vida e uma conexão com o passado para compreender melhor o presente.

A saudade dói porque ela é um apelo para se voltar ao passado, mesmo sabendo que o tempo só corre para frente (ao menos no nosso entendimento). A saudade dói porque ela bate no que já foi bonito, trincando, amassando, apagando, bem lentamente.

Sentir saudades abarca um conjunto de sensações e emoções que remetem desde o passado até as sensações do presente. Uma essência que Manuel Melo, escritor português, descreve como “bem que se padece e mal que se desfruta”. Pode parecer óbvio, mas o melhor remédio para a saudade é se distrair.

O termo saudade gerou muitos derivados, como saudosismo, e aquele que sente saudades de algo ou alguma coisa, é o saudosista. O termo saudoso é muito utilizado quando nos referimos a alguém que veio a falecer, e que nos traz grandes lembranças.

Ela acrescenta que a saudade é entendida, muitas vezes, como um sentimento negativo, ou que evoca sensações melancólicas. No entanto, conforme a psicóloga, a saudade pode ser um sentimento bom, que remete a uma nostalgia, a uma vontade de reviver momentos e reencontrar pessoas.

Mas, e quando a saudade aperta demais, o que a gente faz? Chora, grita, se esconde, corre atrás do tempo perdido, divide as angústias com alguém que finge nos compreender, vai ao parque sozinho, vai ao cinema sozinho ou simplesmente dorme e torce para o tempo ser uma boa amizade.

Muitas pessoas acham que sentir saudade é triste e melancólico, mas nem sempre. De fato a saudade às vezes dói e nos deixa quase paralisados, entretanto, é um sinal de que vivemos momentos bons. A verdade é que a saudade nos obriga a aprender, e aprender nem sempre é um processo tranquilo.

— Muita gente usa mal o termo saudade, para definir uma lamentação do que não se tem. Quem fica nessa tristeza e apatia pode adoecer fisicamente, porque o organismo começa a sofrer devido à ausência de espírito e vitalidade no corpo.

Veja 5 dicas para lidar com a saudade:

  1. Ressignifique a saudade. Depois que conhecemos alguém especial, costumamos inconscientemente projetar uma falta para o futuro. ...
  2. Desapegue do desejo de reviver as mesmas coisas. ...
  3. Pense em fins como recomeços. ...
  4. Respeite o tempo.

As quatro formas de saudade: presente, nostálgica, magoada e insana. Para mim, existem vários tipos de saudade. Dei-lhes nomes. De vários géneros, com várias formas, com maior ou menor intensidade, com mais ou menos drama.