Como saber se vc tem gula?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Quais são os sintomas da gula? Comer mais rápido que o normal, comer em grande quantidade mesmo sem sentir fome, baixa autoestima, frequente sensação de não poder controlar o que se come.

A diferença entre fome e gula
A fome é sentida no corpo, você sente falta de energia, seu estômago começa a dar sinais que precisa comer, são avisos que podem ser percebidos facilmente. Agora, a gula sempre vem depois de você já ter ingerido algum alimento e se sentir satisfeita.

Além disso, o transtorno de compulsão alimentar periódico aumenta o risco de desenvolver várias doenças, como o diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, alguns tipos de câncer, doenças cardíacas, refluxo, pedra na vesícula, apneia do sono, problemas articulares e obesidade.

A gula é o pecado associado ao desejo de comer e beber de maneira exagerada, para além das necessidades. Esse pecado tem a ver com a perda de controle em relação ao próprio corpo. O oposto da gula é a moderação. Na verdade, quase todos os pecados estão relacionados à falta de moderação.

Confira algumas delas:

  1. ÁGUA. Manter o corpo bem hidratado ajuda na sensação de saciedade, além de reduzir a vontade de comer sem necessidade.
  2. VERDURAS E LEGUMES. ...
  3. EVITE FICAR SEM COMER. ...
  4. SABOREIE OS ALIMENTOS. ...
  5. EVITE DOCES. ...
  6. CHÁS NATURAIS. ...
  7. ALIMENTOS INTEGRAIS. ...
  8. TEMPO SÓ SEU.

“Quando estamos com fome o estômago reclama e qualquer alimento irá satisfazer essa necessidade. Já a gula é aquela vontade de algo específico, geralmente calórico e pobre em nutrientes, comum de aparecer no fim da tarde devido à queda nos níveis de serotonina”, explica a nutricionista.

Considerado um pecado capital, a gula é o desejo insaciável em comer e beber além do necessário e a toda hora. O Padre Cleberson Evangelista, ao falar do pecado da gula, cita Filipenses 3:19, “Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre; e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas”.

Muitas vezes, é o afeto vinculado ao alimento que faz com que o corpo se perca na tentação da gula. A gula seria o primeiro dos pecados capitais, porque é a porta de entrada de todos os outros. Engolimos a luxúria, a preguiça, a ira e assim por diante.

Significado de Guloso
adjetivo Que come muito; comilão, glutão. Que tem gula, que come e bebe em excesso por vício.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Conheça os 5 tipos de gula emocional

  1. Gula intelectual. Existem pessoas que gostam de estudar e obter conhecimentos. ...
  2. Gula por poder. Não delegar funções, ser moralista em excesso e até mesmo machista podem ser sinais do desejo desmedido pelo poder. ...
  3. Gula por exercícios. ...
  4. Gula por dinheiro. ...
  5. Gula por compras.

[ Religião ] O que macula a consciência até ser perdoado.

Como cortar o açúcar da alimentação: veja essas 7 dicas!

  1. Escolha o essencial. Mudar a dieta é sempre difícil. ...
  2. Varie no café da manhã Iogurtes, granolas, sucos adoçados, cereais – e até o pão – contêm açúcar. ...
  3. Devagar com a bebida. ...
  4. Leia embalagens. ...
  5. Olho no lanche. ...
  6. Conheça seu molho. ...
  7. Sobremesa com moderação.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia etc.

A gula é um dos sete pecados capitais, indo muito além de um simples abuso na comida ou na bebida, pois tem relação com uma série de outros pecados. Sendo um vício, apresenta uma virtude que lhe é oposta, a saber, a temperança. Esta tem a função de moderar a faculdade apetitiva da alma humana.

O pecado da luxúria é o excesso de busca insaciável pelos prazeres carnais, sexualidade extrema. Excesso de pulsão que visa contornar o incontornável, para tapar uma insatisfação funcional básica. É a procura da compensação, pela via da avidez, com relação a uma insatisfação sexual.