É possível passar mal de saudade?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

— Muita gente usa mal o termo saudade, para definir uma lamentação do que não se tem. Quem fica nessa tristeza e apatia pode adoecer fisicamente, porque o organismo começa a sofrer devido à ausência de espírito e vitalidade no corpo.

Especialistas destacam que a saudade também pode gerar distúrbios como a ansiedade e depressão na vida das pessoas. Principalmente quando essas são reprimidas ou sentem a falta de uma pessoa que partiu.

Quando estamos saudosos, alguns sintomas são clássicos: rompantes de irritação, picos de tristeza e apatia, episódios de mania, dificuldades para dormir e para se alimentar e um mal estar generalizado. Isso porque a produção daqueles hormônios que nos faziam bem (até demais!)

Esse sentimento é comum e costuma aparecer em determinadas fases da vida. Ela está associada, normalmente, a alguma perda ou a lembranças de bons momentos, lugares ou pessoas que foram marcantes.

Portanto a saudade pode ser um misto de emoções boas ou ruins", explica, em entrevista, a psicóloga Luciana Voos. Sobre "diferentes saudades", a psicóloga acrescenta: "A saudade costuma ser vista como um sentimento ruim. Mas é importante lembrar que só deixa saudades aquilo que teve importância e valor em nossas vidas.

Uma tristeza repentina e sintomas, como tontura, formigamento, dor de cabeça, por exemplo, podem ser indícios de uma saudade "velada". Esse sentimento pode ter ressurgido em uma data emotiva - Natal, Ano Novo, Carnaval, Dia das Mães, entre outras - e atingiu níveis extremos a ponto de prejudicar a saúde.

A saudade dói porque ela é um apelo para se voltar ao passado, mesmo sabendo que o tempo só corre para frente (ao menos no nosso entendimento). A saudade dói porque ela bate no que já foi bonito, trincando, amassando, apagando, bem lentamente.

Sentir saudade faz bem para a saúde
Por isso, ela pode ser importante para dar uma sensação de auto continuidade, ajudando a criar uma narrativa de sentido para a vida e uma conexão com o passado para compreender melhor o presente.

12,4 meses

Quanto tempo dura a saudade, de acordo com um estudo
Enquanto 54 por cento dos participantes (58 por cento entre os homens, 50 por cento entre as mulheres) afirmaram que nunca experimentaram qualquer doença de amor, os resultados opostos podem ser usados para calcular o seguinte: A saudade dura em média 12,4 meses.

A saudade bate, agonia, estremece. A falta congela, chora, entristece. A saudade é a certeza que a pessoa vai voltar. A falta, é o querer ter de volta, mas saber que não vai ter.