O que é o branco do salame?

Perguntado por: avelasques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Geralmente as culturas starter que são utilizadas para uma boa maturação do salame, garantindo suas características de aroma e sabor desejável, são compostas por Penicillium nalgiovense, que é um fungo seguro, de coloração branca, que se desenvolve pela superfície do salame, impedindo o crescimento de demais fungos ...

Ela é comestível, mas muitas pessoas optam por retirá-la antes de comer. A casca do salame pode ser feita de várias coisas, dependendo do tipo e do processo de produção utilizado. Algumas cascas são feitas de tripa de porco natural, enquanto outras podem ser feitas de colágeno sintético ou celulose.

Um sinal visível de boa maturação, jamais desvio de qualidade! E qual o risco do consumo de salame com esse tipo de mofo? Nenhum, já que este mofo é intencional e age como “protetor” superficial do produto, garantindo que as reações internas de maturação continuem ocorrendo mesmo no ponto de vendas.

Tradicionalmente é preparado a base de carne bovina ou suína, com 25% de gordura, junto à especiarias. O salame possui um ciclo de preparação. Inicialmente, a carne é triturada e, em seguida, são adicionados condimentos para tempera-la. A conclusão desta etapa se dá a apresentação de consistência uniforme da “mistura”.

Respondendo de uma forma simples, o salame pode ser consumido de ambas as formas. Assim, a iguaria é frequentemente consumido crua, após passar por um processo de cura adequado. Durante a cura, o embutido é pendurado e deixado secar em condições controladas de temperatura e umidade.

Precisa ser retirado antes de fatiar.

Os invólucros de plástico não são comestíveis, além de poderem realizar trocas com o ambiente (como ocorre em processos de cocção ou defumação) .

A regra geral dentro da charcutaria é que o mofo branco e liso é seguro, qualquer outra alteração de cor ou um mofo com filamentos/pêlos ou pegajoso deve ser removido e o ambiente todo deve ser limpo.

O sorbato de potássio pode ser misturado na proporção de 1:10, portanto, para cada 10 gramas de sorbato de potássio, dissolva em 100 ml de água. Misture bem para dissolver e pulverize ou mergulhe o produto cárneo nesta solução. Deixe a solução secar. O mofo vai ter dificuldade em crescer no exterior do seu produto.

Embutidos com bolor
No caso dos embutidos rígidos, ele pode apresentar um bolor superficial que pode ser retirado, e a parte boa, aproveitada. Isso vale para salames e alguns tipos de presunto como o jamón, por exemplo. Já no caso dos bacons e linguiças, que apresentam mais umidade, devem ser descartados.