O que é o aquecimento global?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas.

O aquecimento global refere-se ao aumento anormal da temperatura média do planeta registrado nas últimas décadas. Esse fenômeno é associado principalmente às ações antrópicas. O aquecimento global é um fenômeno que tem sido registrado nas últimas décadas e evidencia um aumento anormal da temperatura média da Terra.

Como o aquecimento global acontece? Na proporção certa, os gases de efeito estufa cumprem seu papel de manter a temperatura adequada à vida no planeta. O aquecimento global acontece quando há um desequilíbrio na quantidade desses gases na atmosfera.

As mudanças climáticas afetam a disponibilidade de água, tornando-a mais escassa em mais regiões. O aquecimento global agrava os períodos de seca em regiões onde a falta de água já é comum e leva a um risco maior de secas agrícolas, afetando plantações, e secas ecológicas, aumentando a vulnerabilidade dos ecossistemas.

Ocorre que a energia solar chega à Terra na forma de radiação de ondas curtas. Parte dessa radiação é refletida e repelida pela superfície terrestre. A maior parte, no entanto, passa diretamente pela atmosfera para aquecer a superfície terrestre.

Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.

Hoje, estima-se que o aumento de temperatura da Terra seja de 1,5ºC. Tal informação parece algo simples, porém esse aumento é suficiente para impactar os biomas da terra, causando o derretimento das calotas polares, o aumento do nível dos mares e seu aquecimento e o aumento de queimadas, por exemplo.

A urgência da ação climática no curto prazo e o aumento da ambição dos países para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e para a adaptação são fundamentais para reverter a trajetória do aquecimento global e dos impactos no longo prazo.

dióxido de carbono

CO2 – Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a ...

O termo mudança climática é mais amplo do que aquecimento global, que se refere apenas ao aumento da temperatura. O que se chama de mudanças climáticas inclui temperatura, intensidade das chuvas e eventos climáticos extremos, como furacões e ondas de calor. O clima do planeta muda constantemente ao longo do tempo.

Consequências do efeito estufa
Extinção de espécies e danos a diversos ecossistemas. Perdas de terras em decorrência do aumento do nível do mar, que provocará também ondas migratórias. Escassez de água em algumas regiões. Inundações nas latitudes do norte e no Pacífico Equatorial.

Para comemorar, aqui estão cinco hábitos que você pode adotar no dia a dia para diminuir o impacto das mudanças climáticas no mundo.

  1. Produzir menos lixo. Evite comprar produtos com muitas embalagens e sempre recicle o que for possível. ...
  2. Ir de transporte público. ...
  3. Consumir produtos locais. ...
  4. Moderar no ar-condicionado.

Atividades de aquecimento são necessárias para preparar o corpo para a atividade física vigorosa porque aumentam o desempenho e diminuem o risco de lesão muscular.

A temperatura mais alta registrada na Terra foi de 56,7 ºC, registrado no Vale da Morte, EUA, em 10 de julho de 1913.