O que é núcleo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Núcleo é uma estrutura presente em todas as células eucarióticas. Ele é responsável por controlar todas as atividades celulares e armazenar informação genética.

O núcleo celular é a região da célula onde ocorre o controle de todas as atividades celulares. Convencionalmente dividimos a célula em três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

O núcleo terrestre é formado basicamente por ferro e níquel. Esses materiais, junto à ação da temperatura e da pressão, adquire diferentes estados, formando os núcleos interno e externo.

→ Quais são as características do núcleo celular? O núcleo é uma região, geralmente, esférica onde está localizado o material genético. Normalmente o núcleo apresenta-se em uma posição centralizada na célula, mas pode assumir uma posição mais periférica, como ocorre nas células adiposas.

Dentro do núcleo, o DNA está organizado em cromossomos, que são moléculas de DNA associadas a proteínas. Os cromossomos tornam-se mais compactos à medida que a célula se prepara para a divisão celular. Devido à presença do DNA, dizemos que o núcleo é o centro de controle de todas as atividades da célula.

O núcleo responsabiliza-se por todas as funções celulares, ou seja, é ele o responsável por comandar as células, principalmente as reações químicas. O DNA fica localizado no núcleo celular, por tanto, é no núcleo que está contida todas as informações genéticas.

No nucléolo das células são produzidos os RNA's ribossômicos. Portanto, a função mais importante dessas estruturas é auxiliar na produção de RNA. Além disso, ele armazena esse material e coordena os processos de reprodução celular através da síntese de proteínas.

CGPT – O núcleo da Terra é formado basicamente por ferro e níquel e contém cerca de 30% de silício, 15% de oxigênio, 5% de carbono, 4% de manganês, 2% de enxofre, 1% de magnésio, 0,05% de cobalto e outros elementos em quantidades mínimas.

O nucléolo compreende uma estrutura de forma esférica que existe no núcleo das células eucarióticas. Geralmente, cada núcleo possui um só nucléolo, mas existem núcleos com dois ou mais nucléolos, como por exemplo, as células vegetais.

O núcleo interno sólido, com temperaturas similares às do Sol, está situado a mais de 5.000 quilômetros de profundidade e é separado do manto semi-sólido pelo núcleo externo líquido, que permite que o núcleo interno gire a uma velocidade diferente da rotação da própria Terra.

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes.

Geralmente os núcleos celulares têm forma arredondada, mas dependendo do tipo celular podem ser ovoides, elípticos, ramificados ou irregulares.